O Sesc Santo Amaro, na área central do Recife, e o Sesc Piedade, em Jaboatão, trazem uma programação de filmes nacionais e internacionais para exibições gratuitas para crianças e adultos. É o projeto Cine Sesc, que acontece sempre às terças, quartas e quintas-feiras e escolas podem fazer agendamento de turmas.
Na unidade de Santo Amaro, as exibições ocorrem no Teatro Marco Camarotti. O primeiro filme da grade será “O sol nasceu para todos” (DF), na próxima terça-feira (11/06), às 15h. O documentário brasileiro, com classificação livre, fala do Setor Habitacional Sol Nascente, em Ceilândia, a maior favela da América Latina, e traz depoimento de pessoas que moram ou têm relação com o lugar.
No próximo dia 20, serão exibidos três curtas-metragens, a partir das 9h30. “Galeria Rua” (PI), indicado para maiores de dez anos, é um documentário que busca compreender o sentido de artistas urbanos com espaços da cidade, como muros e paredes. Com classificação livre, “A piscina de Caíque” (GO) mostra a diversão do menino e um amigo ao transformar o sonho de ter uma piscina em brincadeira de escorregar no chão ensaboado da área de serviço. Por fim, “O menino leão e a menina coruja” (DF) leva para a tela o universo dos seres que têm características animais e humanas e que, ainda filhotes, precisam frequentar a Escola Filhote Selvagem.
Na sexta-feira (27/06), o Cine Sesc vai trazer, também às 9h30, outros três curtas-metragens. “Romana” (TO), com classificação livre, narra a história da personagem de mesmo nome e que acredita ter a missão de preparar a terra para o grande eixo final. “Metempsicose” (TO), para acima de dez anos, mostra a busca de um guardião que tenta manter vida em um mundo devastado por culpa do homem. Por fim, quem encerra a programação é “Òrun Àiyé” (BA), que mostra a trajetória de Oxalá na criação do mundo.
Já em Piedade, as sessões ocorrem no Cine Teatro Samuel Campelo. A programação começa nesta terça-feira (11/06), “Puaj!”, às 10h, e “Lixo Extraordinário”, às 14h30, estarão na tela do cinema. Ambos têm classificação etária livre. O primeiro é uma produção alemã fala da união de crianças e idosos do povoado de Bollerville para que as autoridades reconheçam que seus habitantes não são normais. Já o segundo mostra o trabalho do artista plástico Vik Muniz junto aos catadores do maior aterro sanitário da América Latina, o Jardim Gramacho, que fica no estado do Rio de Janeiro.
No dia seguinte (12/06), “31 Minutos” será exibido às 14h30. O filme brasileiro, com classificação livre, fala sobre a luta de Juanín, último fantoche da espécie juanines para se libertar de uma colecionadora. À noite, às 19h, o longa nacional “O menino da porteira”, indicado para maiores de 12 anos, retrata o duelo de um fazendeiro, que quer controlar os preços da região, e um boiadeira que desiste de vender o gado.
Ainda no mês, sempre com dois dias de programação por semana, serão exibidos “Garapa”, um documentário nacional que expõe, durante quatro semanas, a realidade da fome em famílias do Ceará e “À beira do caminho”, falando da relação e descobertas de um caminhoneiro que roda o país para fugir do passado e uma criança sonha encontrar o pai.
Sesc – O Serviço Social do Comércio (Sesc) foi criado em 1946. Em Pernambuco, iniciou suas atividades em 1947. Oferece para os funcionários do comércio de bens, serviços e turismo, bem como para o público geral, a preços módicos ou gratuitamente, atividades nas áreas de educação, saúde, cultura, recreação, esporte, turismo e assistência social. Atualmente, existem 20 unidades do Sesc do Litoral ao Sertão do estado, incluindo dois hotéis, em Garanhuns e Triunfo. Essas unidades dispõem de escolas, equipamentos culturais (como teatros e galerias de arte), restaurantes, academias, quadras poliesportivas, campos de futebol, entre outros espaços e projetos.
Serviço: Cine Sesc
Data: 11, 20 e 27 de junho
Entrada: gratuita
Endereço: Teatro Marco Camarotti (Rua Treze de Maio, 455, Santo Amaro)
Informações: 3216-1728
Seriço: Cine Sesc
Datas: 11, 12, 18, 19, 25 e 26 de junho
Local: Cine Teatro Samuel Campelo (Praça Nossa Senhora do Rosário, 510. Centro)
Informações: 3462.5340
Entrada: gratuita
Agendamento de escolas: (81) 3361.0097
Texto: Dupla Comunicação