De 21 a 29 de junho, o Sesc Arcoverde realiza uma extensa programação para celebrar o São João, que traz este ano atividades e atrações para todas as idades. O lançamento será neste sábado (15/6) nas ruas do comércio de Arcoverde. As ações serão realizadas na própria Unidade e no Polo Pé de Sesc, que será montado na Praça Winston Siqueira, ponto principal dos festejos juninos da cidade.
As atrações musicais estarão concentradas no Polo Pé de Sesc, já tradicional nos festejos juninos da cidade. A partir das 22h, se apresentam Art Nordestina, Trio Caatingueira, Forró Pesado, Cícero do Acordeon, Paulinho do Forró, Românticos do Forró, Geovane do Acordeon e Alberone, Balão Popular, Banda Zé Coco, Forró Água de Coco, Tempero Nordestino e o Forró Cintura de Pilão.
A primeira ação de todos os dias será de Turismo. Nos dias 23 e 29, tem uma novidade: o Sesc Tour Cultural, que vai levar os turistas a um passeio pelos principais pontos turísticos de Arcoverde, sempre com atividades recreativas e guia turístico no percurso. As inscrições já estão abertas no Ponto de Atendimento do Sesc. E durante todo o período das festas juninas, entra em cena o projeto Turismo Receptivo, que recebe grupos de outras unidades do Sesc do Estado. Ambas as atividades começam às 9h.
Na área de cultura, o Sesc promove aulas de danças tradicionais como samba de coco e forró, nos dias 22, 23 ,24 e 28 às 14h30 e às 16h. Também vai ter uma mostra de filmes de longa e curta-metragem sempre às 14h, no Teatro Geraldo Barros, e as exposições “Sereia é Mulher e a Outra Metade o que Quiser”, de Java Araújo, e “Meninos e Meninas ao Vento”, do grupo de teatro Pé de Vento do Sesc Arcoverde, com visitação aberta a partir das 9h.
Outra opção cultural é a Oficina de Rimas e Glosas para a construção de poesias que acontece do dia 25 ao dia 28, no Sesc. Já na Biblioteca José Lins do Rêgo, acontece o Arraiá Literário, com um conjunto de atividades que envolvem a xilogravura, trava-línguas e uma exposição de obras sobre a temática de São João, que contam um pouco das tradições e curiosidades dos festejos juninos. Já o setor de recreação promove jogos juninos para as crianças no Sesc, começando no dia 22, das 12h às 15h. Nos dias 23, 24 e 29, as ações chegam ao Polo Pé de Sesc, das 18h às 20h.
Para quem não resiste às delícias da gastronomia típica desta época do ano, o Restaurante Seu Noé, da Unidade, vai oferecer um cardápio com pratos regionais além de forró com uma atração por dia no almoço, das 12h às 14h. Vão se apresentar o Trio Cintura de Pilão, Paulinho do Forró, Tempero Nordestino, Art Nordestina, Geovane do Acordeom, Banda Zé Coco e Forró Água de Coco. Neste mesmo horário, o Banco de Alimentos vai realizar ações educativas em combate ao desperdício, apresentando uma degustação de receitas com o aproveitamento integral dos alimentos. O jantar também será com comidas típicas, das 18h às 20h.
Nos dias 26 e 27, o Sesc realiza o projeto Sanfonas Solidárias, em que sanfoneiros irão visitar duas instituições: o Abrigo São Vicente e o Abrigo de Idosos da Fundação Terra, ambas instituições atendidas pelo Banco de Alimentos. No primeiro dia, os sanfoneiros Fernando Mamede, Giovanni do Acordeon e Inácio Martins, além de alunos de canto do Sesc visitam o Abrigo São Vicente de Paulo, das 10h às 12h. No dia seguinte, a visita será ao Abrigo de Idosos da Fundação Terra, às 16h. Neste local, haverá a participação especial do cantor e compositor Maciel Melo. “Temos a certeza de que não vai faltar animação em cada atividade oferecida pelo Sesc nesta festa popular que enaltece a cultura do povo nordestino”, ressalta a gerente do Sesc Arcoverde, Águida Cardeal.
Esquenta
De 8 a 19, a unidade promove atividades internas com apresentação de quadrilhas e ações de valorização cultural com as turmas da Educação Infantil, Ensino Fundamental, Educação de Jovens e Adultos e Pré-enem, café junino, Drilha Jovem e oficinas.
Tour Cultural
Durante a temporada de festejos juninos, cerca de 70 mil pessoas por dia devem circular pela cidade, com uma estimativa de aproximadamente 600 mil em todo o período, de acordo com a Secretaria Municipal de Turismo e Eventos. Quem visitar o local durante este período poderá contar com o serviço “Sesc Tour Cultural”, a partir do dia 23. O pacote inclui transporte, guia de turismo e visitas à Estação da Cultura, Ponto de Cultura Orquestra Sertão e às sedes do Coco das Irmãs Lopes, Trupé, Raízes e Liga dos Bois. O bilhete, que deve ser retirado antecipadamente no Ponto de Atendimento da Unidade, custa R$ 30 para o público geral, com desconto para trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, que pagam R$ 25. O passeio sairá sempre às 9h, do Sesc Arcoverde. O Ponto de Atendimento funciona das 8h às 19h.
Arraiá Literário
O Arraiá Literário vai animar a programação junina do Sesc Arcoverde com atividades gratuitas para toda a família. Entre elas, estão jogos e confecção de xilogravura. As ações acontecem na Unidade e no Polo Pé de Sesc, montado na Praça Winston Siqueira, no Centro da cidade. No Sesc, o público poderá participar de jogos, além de uma barraca para tirar selfies, no Espaço Escadaria, nos dias 22, 23, 24, 28 e 29 de junho, das 12h às 15h. Já no Polo Pé de Sesc, as atividades lúdicas vão ocorrer nos dias 21, 22, 23 ,24, 28 e 29, das 18h às 20h. Entre as brincadeiras, estão pescaria, jogo das argolas, dança das cadeiras, corrida do milho, tiro ao alvo, cabo-de-guerra, trava línguas e dança da vassoura. “Será um momento para as pessoas confraternizarem, aproveitando o que há de mais bonito da nossa cultura”, comenta a recreadora do Sesc Arcoverde, Emanuele Soares.
Além dos espaços dedicados aos jogos, haverá o Espaço Xilogravura, com imagens que retratam histórias e costumes ligados ao São João da cidade. No local, os visitantes poderão confeccionar a própria gravura. A mostra estará aberta à visitação na Biblioteca José Lins do Rego, do Sesc, no dia 21 e de 24 a 29 de junho, das 11h às 19h. “Queremos que o arcoverdense e o turista não só se reconheçam nas telas como produzam a própria arte”, afirma o bibliotecário do Sesc Arcoverde, Adalberto Trajano.
Sustentabilidade
No dia 12 de junho, o Sesc promoveu a formação de agentes ambientais que vão atuar na Estação da Reciclagem, espaço que será criado para as festas juninas da cidade e que começa a funcionar no dia 21 de junho, na Praça Winston Siqueira. A capacitação para catadores de lixo da cidade e profissionais que vão atuar como mediadores durante o período junino.
As atividades na Estação da Reciclagem serão iniciadas sempre às 18h. Os agentes farão um trabalho de sensibilização e a coleta de papelões, latas e garrafas pets, material que será vendido e terá a renda revertida para a Associação de Catadores de Arcoverde. Além disso, vão entregar recipientes aos comerciantes que utilizarem óleo de cozinha para o recolhimento correto do líquido que será encaminhado à Saboaria Arcoverde, evitando, assim, o descarte em ralos de pia, vias públicas e outros locais indevidos.
Clique aqui e leve a programação com você!
Leia também: Festejos juninos têm espaço garantido em todo o estado.
Serviço: São João do Sesc Arcoverde
Data: de 8 a 29 de junho
Informações: (87) 3821.0864
Sesc Arcoverde: Rua Capitão Arlindo Pachêco de Albuquerque, nº 364, Centro