Como parte de um trabalho para o fortalecimento do Patrimônio Imaterial Nordestino, o Sesc Ler Bodocó vai levar, nos dias 18 e 19 de junho, às escolas e à praça pública, palestra, roda de conversas e apresentações de uma das mais importantes manifestação da cultura sertaneja: o Aboio.
Na terça-feira (18/6), a partir das 15h, na Escola João Carlos Lócio de Almeida, os estudantes receberão aboiadores para a palestra “O Aboio como patrimônio imaterial do Nordeste brasileiro”. Às 19h, a programação ocorrerá no Sesc Ler, com uma roda de conversa com os aboiadores da região.
No dia 19, o Sesc leva a poesia, a melodia lenta e o canto dolente dos aboiadores à Praça Padre Pedro Modesto, a partir das 20h, com o Encontro de Aboios com o tema “Um canto de ancestralidade”. “A intenção é fazer com que o Aboio, que é uma arte de oralidade, seja reconhecido como parte da nossa cultura”, destaca o instrutor de atividades artísticas do Sesc Ler Bodocó, Herbert Adriano.
Sesc – O Serviço Social do Comércio (Sesc) foi criado em 1946. Em Pernambuco, iniciou suas atividades em 1947. Oferece para os funcionários do comércio de bens, serviços e turismo, bem como para o público geral, a preços módicos ou gratuitamente, atividades nas áreas de educação, saúde, cultura, recreação, esporte, turismo e assistência social. Atualmente, existem 20 unidades do Sesc do Litoral ao Sertão do estado, incluindo dois hotéis, em Garanhuns e Triunfo. Essas unidades dispõem de escolas, equipamentos culturais (como teatros e galerias de arte), restaurantes, academias, quadras poliesportivas, campos de futebol, entre outros espaços e projetos.
Serviço – Aboio
Dias 18 e 19 de junho
Locais: Escola João Carlos Lócio de Almeida (R. Álvaro Campos, 384), Sesc Ler Bodocó (Rua Luzia Couto Lóssio de Alencar, s/n) e Praça Padre Pedro Modesto
Entrada: Gratuita
Informações: (87) 3878.1724
Texto: Dupla Comunicação