O Banco de Alimentos do Sesc Pernambuco uniu a criatividade e sustentabilidade para mostrar como o milho pode protagonizar receitas que fogem da culinária típica do São João. Você já imaginou que acarajé, pão americano e escondidinho podem ser feitos com milho? E que o bagaço da iguaria, que muitas vezes é desperdiçado, é utilizado em bolos e sucos?
Do litoral ao sertão, a equipe do Banco de Alimentos mostrou as diversas utilidades gastronômicas do milho. Em maio e junho, as entidades, cadastradas para receberem as doações que chegam ao programa, participaram do treinamento “Milho e uma utilidades”, guiado pela nutricionista e coordenadora de atividades do Banco de Alimentos, Ely Chaves.
Ao todo, 227 pessoas foram capacitadas. As oficinas ocorreram nas cidades de Caruaru, Garanhuns, Arcoverde, Petrolina e, por último, Recife, cujos encontros ocorreram no Centro de Abastecimento e Logística de Pernambuco (Ceasa-PE). “Nós começamos com a parte teórica, que dura no máximo uma hora, e depois produzimos cinco ou seis receitas que estão em uma cartilha elaborada por nossa equipe”, explica a coordenadora.
A atuação do Banco de Alimentos acontece a nível nacional e atua no combate à fome e desnutrição, realizando a ponte entre doadores e instituições assistenciais cadastradas como hospitais, abrigos e escolas. “Nossas ações educativas colaboram com a nossa missão em contribuir para a segurança alimentar e nutricional e atuar na redução do desperdício”, ressalta a gerente do Banco de Alimentos em Pernambuco, Isolda Braga.
Nas redes sociais do Sesc em Pernambuco, você pode conferir na íntegra como preparar algumas das receitas produzidas pela equipe durante o treinamento realizado no Recife: Suco de Milho e bolo do bagaço de milho.