Na próxima sexta-feira (5/7), o Sesc Piedade vai promover o Seminário Tempos Vivos da Memória, que tem como tema a vida e obra de Angel Vianna e Madre Armia Escobar. A atividade precede a realização da sétima edição do Congresso Internacional de Arte-Educação, que vai homenagear as duas arte/educadoras no ano que vem.
A ação desta sexta vai acontecer no Cine Teatro Samuel Campelo, no Centro de Jaboatão dos Guararapes, e tem entrada aberta ao público, em especial os estudantes e professores de artes e demais interessados no assunto. O encontro vai discutir a importância do trabalho das homenageadas para arte/educação e reunir conteúdo e discussões para definição de tema, formato e atividades do Congresso.
“Pelo papel que desempenham e a importância das obras, pensamos neste evento como uma etapa de aprofundamento”, conta Ariele Mendes, professora de Artes do Sesc Piedade. Durante o Seminário, serão promovidas duas mesas. A primeira, às 10h vai reunir Daniela Santos, Jailson Lima e Galiana Brasil, com mediação de Patrícia Costa, para falar sobre Angel. Às 15h, é a vez de João Denys, Fernando Augusto e Izabel Concessa refletirem sobre Madre Escobar.
Homenageadas – Angel Vianna e Madre Escobar serão as homenageadas na próxima edição do Congresso Internacional de Arte/Educação, realizado a cada dois anos no Recife, com o objetivo de refletir sobre as práticas e os desafios da arte/educação. Angel Vianna é uma das maiores referências da área de dança no Brasil. É bailarina, professora, coreógrafa e pesquisadora, tendo inaugurado o setor de Dança Clássica da Universidade da Bahia (UFBA) e fundado a sua própria escola, Faculdade Angel Vianna. Madre Armia Escobar, com mais de 90 anos, é gaúcha e formada em Ciências da Educação e mestre em Comunicação, ambos fora do Brasil. Trabalhou na arquidiocese de Olinda e Recife, fundou o Centro Educativo de Comunicação Social do Nordeste e é criadora da ONG Arraial Intercultural de Circo do Recife (Arricirco).
Sesc – O Serviço Social do Comércio (Sesc) foi criado em 1946. Em Pernambuco, iniciou suas atividades em 1947. Oferece para os funcionários do comércio de bens, serviços e turismo, bem como para o público geral, a preços módicos ou gratuitamente, atividades nas áreas de educação, saúde, cultura, recreação, esporte, turismo e assistência social. Atualmente, existem 20 unidades do Sesc do Litoral ao Sertão do estado, incluindo dois hotéis, em Garanhuns e Triunfo. Essas unidades dispõem de escolas, equipamentos culturais (como teatros e galerias de arte), restaurantes, academias, quadras poliesportivas, campos de futebol, entre outros espaços e projetos.
Serviço – Seminário Tempos Vividos da Memória
Quando: sexta-feira (05/07)
Horário: das 10h às 18h
Entrada: gratuita
Local: Cine Teatro Samuel Campelo (Praça Nossa Senhora do Rosário, 510, Centro. Jaboatão dos Guararapes)
Informações: 3361.0097
Texto: Dupla Comunicação