A cidade de Limoeiro, no Agreste pernambucano, vai receber, no período de 19 a 24 de agosto, a oficina “Cinema em Sala de Aula” do programa Circuito Sesc de Formação Audiovisual. A ação será realizada sempre das 19h às 22h, no Centro de Criação Galpão das Artes, localizado na Rua Vigário Joaquim Pinto, 465, no Centro, mesmo local onde pode ser feita a pré-inscrição. O investimento é de R$ 20.
O instrutor será o jornalista, pesquisador e crítico de cinema André Dib. Em quatro dias, ele vai desenvolver atividades práticas e teóricas relacionadas à análise de filmes de diversos gêneros. “Será uma maneira de estimular o pensamento, o espírito crítico e a capacidade de os alunos se relacionarem com os filmes e, a partir de exibições e leituras, poderem realizar exercícios escritos e orais, utilizando técnicas e instrumentos apresentados pelo instrutor”, explica Naruna Freitas, coordenadora de atividades audiovisuais do Sesc-PE.
A oficina é voltada para professores das redes estadual e municipal de ensino e universitários, mas qualquer pessoa que tenha interesse de conhecer e aprender noções básicas do processo de construção de uma obra cinematográfica podem participar. Ao final da oficina, nos dias 23 e 24, os alunos vão participar de uma mostra de filmes para apresentar o resultado das aulas ao público.
Sobre o instrutor – André Dib tem experiência em festivais brasileiros e estrangeiros. Realiza curadorias e oficinas para instituições, mostras e festivais de cinema. É membro da Associação Brasileira dos Críticos de Cinema – Abraccine. Tem textos publicados em diversos jornais, revistas, sites e catálogos, além de capítulos nos livros “Trajetória da Crítica de Cinema no Brasil” (2019), “Animação Brasileira: 100 Filmes Essenciais” (2018), “Documentário Brasileiro: 100 Filmes Essenciais” (2017) e “100 Melhores Filmes Brasileiros” (2016). Também é organizador do livro “Antologia da Crítica Pernambucana” (2019). Seu trabalho está reunido no site www.andredib.wordpress.com
Gratuidade – durante o mês de agosto, todas as unidades do Sesc Pernambuco vão oferecer gratuidade na confecção ou atualização do cartão para trabalhadores e dependentes do comércio de bens, serviços e turismo. Ele garante descontos nas ações de educação, saúde, cultura, recreação, esporte, turismo e assistência social, como hospedagens nos hotéis do Sesc, espetáculos, parque aquático e restaurantes das unidades. O titular pode incluir como dependentes cônjuge ou companheiro de união estável, pessoas sob guarda de menores de 21 anos, estudantes com idade até 24 anos, pai, mãe, madrasta, avó e avô. Para fazer a emissão, é necessário ir ao Ponto de Atendimento.
Sesc – O Serviço Social do Comércio (Sesc) foi criado em 1946. Em Pernambuco, iniciou suas atividades em 5 de março de 1947. Oferece para os trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, bem como para o público geral, a preços acessíveis ou gratuitamente, atividades nas áreas de educação, saúde, cultura, recreação, esporte, turismo e assistência social para jovens e idosos. Atualmente, existem 20 unidades operacionais do Sesc do Litoral ao Sertão do estado. Essas unidades dispõem de escolas, equipamentos culturais (como teatros e galerias de arte), restaurantes, academias, quadras poliesportivas, campos de futebol, entre outros espaços e projetos.
Serviço: Oficina Cinema em Sala de Aula do Circuito Sesc de Formação Audiovisual
Data: de 19 a 24 de agosto
Local: Centro de Criação Galpão das Artes – Rua Vigário Joaquim Pinto, 465, Centro – Limoeiro
Inscrições: no local da Oficina, ao preço de R$ 20
Informações: Sesc Ler Surubim – (81) 3634-5280
Texto: Dupla Comunicação