Começa nesta sexta-feira (23/08) a temporada da exposição nacional “Singular pelo Plural”, no Sesc Caruaru. A mostra, que faz parte do “Circuito Emergente: Entre o Lugar e o Enunciado“, fica em cartaz na Galeria de Artes Mestre Galdino até 27 de setembro. A abertura oficial será às 20h e a visitação pode ser feita de segunda a sexta, das 9h às 21h com entrada gratuita. Escolas e outras instituições podem agendar horários de visita no Ponto de Atendimento da Unidade.
A exposição conta com obras de nove artistas: Márcio Vasconcelos, Randolpho Lamonier, Juliana Lapa, Mestre Francisco Ribeiro, Sérgio Adriano, Luciana Magno, Marise Maués, Marinaldo Santos e Karla Melanias. São pinturas, instalações, vídeo performance, costura e bordado em tapete, fotografias, esculturas em madeira e técnicas mistas sobre madeira que retratam a diversidade étnica e cultural da sociedade brasileira, através de suas expressões em diversas camadas, cores, traços e ritmos. Os trabalhos buscam oferecer elementos para que se possa compreender que a valorização das diferenças étnicas e culturais não significa aderir aos valores do outro, mas respeitá-los como expressão da diversidade.
Para a professora de artes do Sesc Valkíria Dias, que é a coordenadora de produção em Pernambuco da exposição, esta é uma mostra de grande importância para que se possa entender a arte brasileira: “os artistas que compõem este recorte, longe de representarem qualquer tipo de modelo para essa diversidade, contribuem com suas singularidades para esgarçar ainda mais os limites do que se pode entender por arte em nosso território”.
A exposição “Singular pelo Plural tem curadoria de Alexandre Sequeira, Fernando Lindote e Renata Voss, mediação de Bianca Fernanda e Wellington Marconi e montagem de Wagner Lima.
Gratuidade – durante o mês de agosto, todas as unidades do Sesc Pernambuco vão oferecer gratuidade na confecção ou atualização do cartão para trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo de comerciários e seus dependentes. Ele garante descontos nas ações de educação, saúde, cultura, recreação, esporte, turismo e assistência social, como hospedagens nos hotéis do Sesc, espetáculos, parque aquático e restaurantes das unidades. O titular pode incluir como dependentes cônjuge ou companheiro de união estável, pessoas sob guarda de menores de 21 anos, estudantes com idade até 24 anos, pai, mãe, madrasta, avó e avô. Para fazer a emissão, é necessário ir ao Ponto de Atendimento.
Sesc – O Serviço Social do Comércio (Sesc) foi criado em 1946. Em Pernambuco, iniciou suas atividades em 1947. Oferece para os funcionários do comércio de bens, serviços e turismo, bem como para o público geral, a preços módicos ou gratuitamente, atividades nas áreas de educação, saúde, cultura, recreação, esporte, turismo e assistência social. Atualmente, existem 19 unidades do Sesc do Litoral ao Sertão do estado, incluindo dois hotéis, em Garanhuns e Triunfo. Essas unidades dispõem de escolas, equipamentos culturais (como teatros e galerias de arte), restaurantes, academias, quadras poliesportivas, campos de futebol, entre outros espaços e projetos.
Serviço: Exposição “Singular pelo Plural”
Data: de 23 de agosto a 27 de setembro
Local: Galeria de Artes Mestre Galdino – Rua Rui Limeira Rosal, s/n – Petrópolis
Horário: das 9h às 21h
Entrada gratuita
Informações: (81) 3721-3967
Ficha técnica
Curadores: Alexandre Sequeira, Fernando Lindote e Renata Voss
Artistas: Márcio Vasconcelos, Randolpho Lamonier, Juliana Lapa, Mestre Francisco Ribeiro,
Sérgio Adriano, Luciana Magno, Marise Maués, Marinaldo Santos e Karla Melanias
Coordenação de produção em PE: Valkíria Dias Porto
Mediadores: Bianca Fernanda e Wellington Marconi
Montagem: Wagner Lima
Texto: Dupla Comunicação