A poesia vai tomar conta do Sertão do São Francisco e do Sertão do Araripe no mês de setembro. Nos dias 10, 11 e 12, Petrolina, Bodocó e Araripina receberão a poetisa mato-grossense Pacha Ana para encontros literários. As apresentações integram o Circuito de Oralidades do projeto Arte da Palavra – Rede Sesc de Leituras, desenvolvido pelo Departamento Nacional do Sesc, são gratuitas e têm classificação livre.
A primeira cidade a receber a performance de Pacha Ana será Petrolina, no dia 10/09, às 15h no IF Sertão e às 19h na Sala de Dança. Na quarta-feira (11/09), o público bodocoense também terá duas oportunidades para assistir à apresentação: às 15h no EREM Artur Barros Cavalcanti e às 20h no Sesc Ler Bodocó. No dia 12/09, o Circuito de Oralidades chegará a Araripina, com uma apresentação às 19h no Sesc Ler.
Pacha Ana é cantora, compositora, poetisa mato-grossense, além de ser MC de batalhas e slammer, e foi semifinalista na Copa Brasileira de Poesia. Junto com outras mulheres, ela forma um núcleo de organização no rap feminino em Cuiabá, onde promove batalhas de raps femininas incentivando a inserção de mulheres na cultura Hip Hop. Seu nome artístico (Pacha) é derivado do Quechua, a língua antiga dos povos Incas e Pré-incas, que significa “mundo” ou “universo”. Em suas letras ela aborda o empoderamento da mulher, do povo preto, a espiritualidade no Axé e suas vivências diárias.
Projeto – O Arte da Palavra tem com o objetivo divulgar a literatura no país, facilitando o acesso da população à obra literária, por meio de ações que atuem em toda a cadeia da literatura, incluindo a formação e a divulgação de novos autores, a valorização das novas formas de produção e fruição literária. O projeto é composto por três eixos: Circuito de Autores – circuito nacional de escritores, voltado para a valorização e divulgação nas diferentes comunidades literárias, onde as obras são lidas localmente antes da chegada dos autores, a fim de enriquecer o debate no encontro com os leitores; Circuito de Oralidades – que pretende abarcar as manifestações literárias que remetem, especialmente, à narração de histórias e à veiculação oral da poesia. São vertentes artísticas com larga tradição no país, que constituem os pilares de diversas identidades que vão se reinventando através das gerações; e o Circuito de Criação Literária – composto por oficinas de diferentes temáticas, que objetivam exercitar a prática da escrita literária nas suas diferentes categorias, além de propiciar maior bagagem de leituras aos envolvidos.
Sesc – O Serviço Social do Comércio (Sesc) foi criado em 1946. Em Pernambuco, iniciou suas atividades em 1947. Oferece para os funcionários do comércio de bens, serviços e turismo, bem como para o público geral, a preços módicos ou gratuitamente, atividades nas áreas de educação, saúde, cultura, recreação, esporte, turismo e assistência social. Atualmente, existem vinte unidades do Sesc do Litoral ao Sertão do estado, incluindo dois hotéis, em Garanhuns e Triunfo. Essas unidades dispõem de escolas, equipamentos culturais (como teatros e galerias de arte), restaurantes, academias, quadras poliesportivas, campos de futebol, entre outros espaços e projetos.
Serviço: Arte da Palavra – Circuito de Oralidades
Entrada: Gratuita
Classificação Livre
- 10/09
Petrolina: 15h | IFSertão – R. Maria Luzia de Araújo Gomes Cabral, 791, João de Deus
19h no Sesc – R. Pacífico da Luz, 618, Centro
Informações: 87 3866-7454
- 11/09
Bodocó: 15h | EREM Artur Barros Cavalcanti – Rua Governador Agamenon Magalhães, 83, Centro
20h no Sesc Ler – Rua Luzia Couto Lóssio de Alencar, São Francisco
Informações: 87 3878-1724
- 12/09
Araripina: 19h no Sesc Ler Rua Vereador José Barreto de Alencar, s/n
Informações: 87 3873-0812
Texto: Dupla Comunicação