O TeatroSesc vai levar para o terceiro Festival Cultural da Juventude programação com espetáculos cênicos e apresentações musicais. Realizado na cidade da Pedra, no Agreste Meridional de Pernambuco, o evento vai acontecer no período de 19 a 22 de setembro com atividades gratuitas em um palco montado pela prefeitura na Rua Vigário Tejo, no Centro. As atrações do TeatroSesc para o festival são os grupos Dama do Rei de Caruaru, o Samba de Coco Raízes de Arcoverde, o espetáculo “O Peru do Cão Coxo”, do grupo Galpão das Artes de Limoeiro, e George Silva e os Pariceiros de Arcoverde.
O Dama do Rei e o Samba de Coco Raízes estão na grade de apresentações da quinta-feira (19), junto com Cavalhada e o Sertão Maracatu, também de Arcoverde, o grupo de Hip Hop Stone Crew e a Capoeira, ambos da Pedra. Tudo começa a partir das 18h. Na sexta-feira (20), também a partir das 18h, “O Peru do Cão Coxo” abre a programação, seguido dos Bacamarteiros da Barriguda da Pedra, do grupo de pífanos Jetuns e Jetuins de Mandaru e do Samba de Côco Toype Ororubá, os dois de Pesqueira, e a cantora Giovana Freitas da Pedra.
O cantor, compositor e poeta George Silva, acompanhado dos Pariceiros, encerra as apresentações do sábado (21), que começa às 16h com a Escola Pernambucana de Circo do Recife, a Quadrilha Junina Arrastapé de Sanharó e o Siriri da Pedra. No domingo, as atrações iniciam as apresentações às 17h. Tem a Cia. Espavento de Teatro e o grupo Cabeça de Alho, ambos de Arcoverde.
O TeatroSesc foi inaugurado em 2006 como equipamento de fruição artística itinerante e gratuita em Pernambuco. “Com ele, podemos levar espetáculos de qualidade às cidades que não têm acesso fácil aos grandes centros culturais do estado, apresentando uma programação diversificada em espaços públicos”, afirma a coordenadora do TeatroSesc, Naruna Freitas.
Sobre as atrações do TeatroSesc:
Dama do Rei – surgiu há 9 anos em Caruaru com a intenção de apresentar na cidade releituras de músicas regionais consagradas e introduzir canções autorais disponibilizadas nas plataformas digitais. A banda dissemina sua assinatura e se consolida na nova geração da música brasileira.
Samba de Coco Raízes – um dos principais grupos artísticos da cidade, surgiu em 1992, mas só em 1996 passou a ser conhecido do público. Fundado por Lula Calixto junto com as famílias Lopes e Gomes, já se apresentou por vários palcos do Brasil e da Europa. Seu canto retrata a poesia do sertão nordestino embalada pelo coco trupé, unindo música e dança numa mesma tradição.
O Peru do Cão Coxo – Espetáculo para todas as idades, descortina a preguiça num picadeiro de intrigas no sertão de Taperoá, interior da Paraíba. A dramaturgia é de Ariano Suassuna e direção de Charlon Cabral. O Grupo Galpão das Artes é de Limoeiro e tem 17 anos de experiência nas artes cênicas, com ênfase nas ações voltadas para o desenvolvimento lúdico de crianças e jovens.
George Silva e Os Pariceiros – Compositor, poeta e cantor, desenvolve atividades artísticas desde a infância e percorre o país em defesa do forró com um show versátil, irreverente e dinâmico. Sua proposta baseia-se no forró de raiz, na música e poesia sertaneja que agrega com maestria, declamando versos de escritores aclamados e também de anônimos da região do Pajeú.
Sesc – O Serviço Social do Comércio (Sesc) foi criado em 1946. Em Pernambuco, iniciou suas atividades em 1947. Oferece para os funcionários do comércio de bens, serviços e turismo, bem como para o público geral, a preços módicos ou gratuitamente, atividades nas áreas de educação, saúde, cultura, recreação, esporte, turismo e assistência social. Atualmente, existem 20 unidades do Sesc do Litoral ao Sertão do estado, incluindo dois hotéis, em Garanhuns e Triunfo. Essas unidades dispõem de escolas, equipamentos culturais (como teatros e galerias de arte), restaurantes, academias, quadras poliesportivas, campos de futebol, entre outros espaços e projetos.
Serviço: TeatroSesc no III Festival Cultural da Juventude
Data: de 19 a 22 de setembro
Local: Rua Vigário Tejo, Centro – Pedra/PE
Gratuito
Programação
Quinta (19/09)
18h – Cavalhada (Música – Arcoverde)
19h – Stone Crew – Hip Hop (Dança – Pedra)
19h30 – Capoeira (Dança – Pedra)
20h – Sertão Maracatu (Música – Arcoverde)
21h – Dama do Rei (Música – Caruaru)
22h – Samba de Côco Raízes (Música – Arcoverde)
Sexta (20/09)
18h – O Peru do Cão Coxo (Teatro – Limoeiro)
19h – Bacamarteiros da Barriguda (Bacamartes – Pedra)
19h30 – Jetuns e Jetuins de Mandaru (Grupo de Pífano – Pesqueira)
20h – Samba de Côco Toype Ororubá (Música – Pesqueira)
21h – Giovana Freitas (Música – Pedra)
Sábado (21/09)
16h – Escola Pernambucana de Circo (Circo – Recife)
19h – Quadrilha Junina Arrastapé (Dança – Sanharó)
20h – Siriri (Dança – Pedra)
20h30 – George Silva e os Pariceiros (Música – Arcoverde)
Domingo (22/09)
17h – Espavento (Teatro – Arcoverde)
18h – Cabeça de Alho (Música – Arcoverde)
Texto: Dupla Comunicação