Realizado pela primeira vez em Caruaru, o Congresso de Tecnologia na Educação, produzido pelo Sistema Fecomércio/Sesc/Senac, levou milhares ao Centro de Convenções do Senac. O Sesc, incentivador na área da Educação, foi representado por professores e instrutores que tiveram trabalhos aprovados para apresentação no evento. Ao todo foram onze projetos, divididos entre artigos e relados de experiência.
Um deles foi o “Lixo extraordinário: um relato de experiência de educação ambiental do Sesc Ler Surubim”, de Amanda Roberta, assistente social de Surubim, que trabalhou com os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental a gestão dos resíduos sólidos. “Espero que as reflexões construídas com este trabalho ajudem a evidenciar a importância da Educação Ambiental, contribuindo para novas práticas pedagógicas comprometidas com a formação crítica e reflexiva das novas gerações”, destacou.
Quem também esteve no Congresso foi Thays Meriely, assistente administrativa do Sesc Ler São Lourenço da Mata. Ela apresentou o projeto “A Biblioteca Escolar de São Lourenço da Mata e sua contribuição na disseminação e preservação da memória local”. O trabalho é fruto da observação feita pela assistente na biblioteca da unidade ao ver que os estudantes sentiam vergonha do local que moravam. Para mudar isto, ela fez uma releitura da história da cidade, mexendo no imaginário dos pequenos. “A biblioteca não é um local apenas para guardar livros. Ela deve ter um papel social, de formação de opinião, de transformação”, comentou.
Confira todos os trabalhos do Sesc aprovados para o Congresso de Tecnologia da Educação:
- Sesc Piedade:
“PROJETO EDUCAÇÃO: refletindo sobre a violência contra a mulher”
Autora: Emanuely Arco Iris Silva
Co-autor: Renato Rocha da Silva
- Sesc Ler Surubim:
“As contribuições da tecnologia no processo de letramento do 4º ano do Ensino Fundamental do Sesc Ler Surubim”
Autora: Tatiane Silva da Costa
“Comunicação a partir de libras, mímica e braille: Aprendizagens e construção de valores na turma do 5º ano do Sesc Ler Surubim”
Autora: Isolda Maria dos Santos Leal
“A expansão da Educação Maker na turma do 5º ano do SESC Ler Surubim: Diferentes dimensões didático pedagógicas para uma aprendizagem significativa”
Autora: Velúzia Maria Soares
“Lixo extraordinário: um relato de experiência de educação ambiental do Sesc Ler Surubim”.
Autora: Amanda Roberta Souza da Silva
- Sesc Garanhuns:
“Vamos fazer um filme: A produção cinematográfica com ferramenta artística . TecnológicaeE Pedagógica para alunos do século XXI”
Autor: Lucas Emanuel Lopes Dias
- Sesc Ler Araripina:
“Vivência de Educação Ambiental: Construindo saberes através da feira agroecológica”
Autora: Marlene de Souza Feitoza.
Co-autores: Carmen Elizabeth, Ana Francisca, Elianeta dos Santos e Rejane Bandeira.
“Uso de determinadas tecnologias no processo de ensino aprendizagem dos alunos do Sesc Ler Araripina”
Autora: Marlene de Souza Feitoza
Co-autor: Erick Medeiros.
- Sesc Petrolina:
“Educação Alimentar no Sesc Petrolina: um experiência com escolares do Ensino Fundamental”
Autora: Ediane Maria da Silva
- Sesc Ler Goiana:
“Projeto Jovem Atleta: Gestão Social do Sesc ler Goiana”
Autora: Soraya Nogueira Albert Loureiro Alves
- Sesc Ler São Lourenço:
“A Biblioteca Escolar de São Lourenço da Mata e sua contribuição na disseminação e preservação da memória local”
Autora: Thays Meirely Silva de Oliveira.