Começa nesta sexta-feira (27/09), em Pesqueira, o Sonoras Tradições, projeto do Sesc que promove a cultura dos povos indígenas de Pernambuco com uma programação gratuita de oficinas, imersões musicais, trilhas e feira de artesanato. As atividades serão realizadas na Casa das Sementes da Aldeia Couro Dantas, zona rural do município, até domingo (29/09). O objetivo principal do projeto é proporcionar uma experiência que reaproxima, reconecta e protege, de forma viva, a memória cultural, artística e de produção de sentidos dos povos originários do país.
Na programação, serão realizadas três oficinas: Contação de Histórias, que terá como convidados os povos Xucuru, Pankararu, Tuxá e Kapinawá e mediação de Yalle Feitosa; Cartonera, com Ana Flávia Mendonça; e Criação de Trilha Sonora, com Marcelo Campello. Para estas atividades, serão formadas duas turmas com horários diferentes de atividades, na sexta e no sábado: das 9h às 13h e das 14h às 18h.
Ainda nos dias 27 e 28, haverá uma imersão musical em que os povos Xukuru, Tuxá, Kapinawá, Fulni-ô e Pankararu vão fazer pesquisas sobre a sonoridade de cada comunidade e trocar experiências. Também terá as Trilhas Afetivas, passeios ecológicos, em diferentes horários, pelas matas de Pesqueira com guias Xukuru. Encerrando os dois primeiros dias, sempre às 20h, tem a Fogueira de Encantos, momento livre em que artistas, indígenas e o público poderão se confraternizar e trocar ideias sobre os temas abordados no projeto.
No domingo (29), a programação de oficinas e a imersão musical se repetem, das 9h às 13h. Depois, das 14h às 17h, haverá a culminância de Desenvolvimentos de Experimentação com a apresentação dos trabalhos produzidos nas oficinas e na imersão musical. “A musicalidade dos povos indígenas é muito rica e precisa ser difundida. Por isso, garantir um encontro de sonoridades para promover a cultura e as tradições dessas comunidades é tão importante”, ressalta Sônia Guimarães, coordenadora de Música do Sesc.
Além de toda a programação cultural, o público poderá conhecer os objetos e artefatos produzidos pelos indígenas na Feira de Artesanato que estará montada no local nos três dias, sempre das 9h às 17h.
Sesc – O Serviço Social do Comércio (Sesc) foi criado em 1946. Em Pernambuco, iniciou suas atividades em 1947. Oferece para os funcionários do comércio de bens, serviços e turismo, bem como para o público geral, a preços módicos ou gratuitamente, atividades nas áreas de educação, saúde, cultura, recreação, esporte, turismo e assistência social. Atualmente, existem 20 unidades do Sesc do Litoral ao Sertão do estado, incluindo dois hotéis, em Garanhuns e Triunfo. Essas unidades dispõem de escolas, equipamentos culturais (como teatros e galerias de arte), restaurantes, academias, quadras poliesportivas, campos de futebol, entre outros espaços e projetos.
Serviço – Projeto Sonoras Tradições em Pesqueira
Data: de 27 a 29 de setembro
Local: Casa das Sementes, na Aldeia Couro Dantas – Pesqueira
Programação:
Sexta (27) e sábado (28)
Das 9h às 13h e das 14h às 18h
Oficina de Contação de História
Oficina de Cartonera
Oficina de Criação de Trilha Sonora
Imersão Música Xukuru
Trilha Afetiva – durante todo o dia, em diferentes horários
Feira de Artesanato – das 9h às 17h
Fogueira de Encantos – 20h
Domingo (29)
Oficina de Contação de História
Oficina de Cartonera
Oficina de Criação de Trilha Sonora
Imersão Música Xukuru
Culminância dos Desenvolvimentos de Experimentação – das 14h às 17h
Texto: Dupla Comunicação