Em parceria com Sesc Pernambuco, o Museu Murillo La Greca promove uma conversa na pré-abertura da exposição Olhares Negrxs Sobre A Jurema Sagrada nesta quarta-feira (9/10), às 19h. Na ocasião, teremos convidados especiais para conversar sobre experiências e processos enquanto articuladores no campo das artes.
Entre os presentes estão: Valkiria Dias, graduada no curso de Artes Visuais pela UFPE, arte educadora e gestora cultural. Coordena as ações de artes visuais do Sesc Pernambuco. Idealizadora do Salão Universitário de Arte Contemporânea – UNICO; Leonardo Moraes, licenciado em Música e Especialista em Educação Musical pelo Conservatório Brasileiro de Música, mestre em Educação Musical e doutorando em Etnomusicologia, membro da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros (ABPN); Hélio Menezes, trabalha como curador independente, é antropólogo e internacionalista, graduado em Relações Internacionais e em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo, onde tornou-se mestre e é atualmente doutorando em Antropologia Social, foi também um dos curadores da exposição Histórias Afro-Atlânticas (MASP e Instituto Tomie Othake) e da mostra de performances E eu não sou uma mulher? (Instituto Tomie Ohtake); Rafael Pinto, artista plástico e mestre em Propriedade Intelectual, analista em Cultura, responsável pela programação das linguagens de Artes Visuais e Audiovisual do Sesc – Departamento Regional de Roraima, membro do Grupo de Trabalho que está atuando na construção do módulo político de arte educação do Sesc; e André Vitor Brandão, mestrando do Programa de Mestrado Educação, Cultura e Territórios Semiáridos, especialista em Dança Educação e Artes Cênicas pela Faculdade São Fidélis e licenciado em Artes Visuais pela UNIVASF, atua como gestor e curador da Galeria de Artes Ana das Carrancas/Sesc Petrolina. A mediação será de Ariana Nuala, coordenadora do Educativo do Museu Murillo La Greca. Rennan Peixe, Karla Fagundes e Kayo Ferreira, artistas da exposição, também estarão presentes na conversa.
Olhares Negrxs Sobre a Jurema Sagrada trata-se de uma exposição coletiva formada por três artistas visuais negrxs que compreendem a importância da (re)construção do imaginário africano em diáspora. A exposição traz como referência a numerologia das 7 cidades sagradas através das lentes de cada artista totalizando 21 imagens. O projeto reafirma a memória, a história e a arte afro-indígena brasileira em um diálogo poético que emana representatividade do universo da Jurema Sagrada em Pernambuco.
Serviço:
DATA: 09/10
HORÁRIO: 19h
LOCAL: Museu Murillo La Greca