São Lourenço da Mata, Buíque, Bodocó e Triunfo são as próximas cidades a receber o Palco Giratório, maior projeto nacional de artes cênicas do Brasil. Serão realizados o espetáculo Chocobrothers, do grupo paulista de mesmo nome, e a oficina formativa, com vagas limitadas, de acrobacias e técnicas mistas para artistas circenses iniciantes, estudantes de circo, interessados nas artes circenses que possuam preparo físico para atividades corporais. A programação é gratuita.
São Lourenço da Mata recebe o projeto nos próximos dias 17 e 18 de outubro na lona circense da unidade do Sesc no município. O grupo vai resgatar as performances circenses para o público nesta sexta-feira (18/10), às 15h. Em cinquenta minutos de duração e com classificação etária livre, a peça traz três personagens – Jeniffer, James e Brian – em diversas situações engraçadas e de confusões. O roteiro, que tem trilha especial dos anos 70, mistura humor, irreverência, brincadeira com técnicas circenses, como equilíbrio e malabarismo. No dia anterior (17/10), o grupo vai ministrar a “Oficina de acrobacias e técnicas mistas” para turma, já fechada, com 20 participantes. Na formação, serão compartilhadas bases acrobáticas, palhaçaria e malabares para iniciantes, que farão experimentações, como malabares, acrobacias de solo, cascatas, entre outros.
Em seguida, o espetáculo Chocobrothers será apresentado às 17h deste domingo (20/10), na Praça Major França, em Buíque. Para participar da formação, que será realizada no dia seguinte, a partir das 9h, no Sesc, é necessário que o interessado tenha mais de 14 anos e se inscreva no Ponto de Atendimento da unidade. A formação será ministrada por Guga Carvalho, Montanha Carvalho, Sílvia Compte e Natalia Presser, todos representantes do Grupo Chocobroters.
O grupo passará ainda por Bodocó com apresentação dia 22, às 20h, na Praça José Gomes de Sá, e oficina em 24, 13h às 17h e 18h às 22h, no hall de entrada do Sesc. Inscrições gratuitas no Ponto de Atendimento. E, Triunfo recebe a trupe dia 26, às 20h, na Praça do Avião, localizada na Rua Galdino Diniz (Academia das Cidades). No dia 27, o grupo também realiza a oficina “Técnicas acrobáticas, palhaçaria e malabares” no Museu do Cangaço (Serra Talhada). As duas ações são gratuitas. As vagas são limitadas, e as inscrições podem ser realizadas na Biblioteca do Hotel Sesc Triunfo.
Palco Giratório – O Palco Giratório é um projeto consolidado no cenário cultural brasileiro e de importância especial para municípios do interior, cujas populações encontram mais dificuldade em acessar uma produção artística diversificada e continuada. A grande capilaridade do Sesc possibilita que todos os estados brasileiros recebam o projeto. Cada vez mais alcança não apenas as capitais, mas também as pequenas cidades, descentralizando a arte e estabelecendo outras redes de circulação e intercâmbio no país.
Sesc – O Serviço Social do Comércio (Sesc) foi criado em 1946. Em Pernambuco, iniciou suas atividades em 1947. Oferece para os funcionários do comércio de bens, serviços e turismo, bem como para o público geral, a preços módicos ou gratuitamente, atividades nas áreas de educação, saúde, cultura, recreação, esporte, turismo e assistência social. Atualmente, existem 20 unidades do Sesc do Litoral ao Sertão do estado, incluindo dois hotéis, em Garanhuns e Triunfo. Essas unidades dispõem de escolas, equipamentos culturais (como teatros e galerias de arte), restaurantes, academias, quadras poliesportivas, campos de futebol, entre outros espaços e projetos.