Foi com a casa cheia que o artista visual e fotógrafo Jonathas de Andrade inaugurou a exposição “Caravana Museu do Homem do Nordeste”, na galeria de artes Ronaldo White, com realização do Centro de Produção Cultural e Negócios do Sesc Garanhuns, no Centro da cidade no Agreste pernambucano, na última sexta-feira, 1º de novembro. Entre os visitantes que lotaram o espaço, estudantes da EJA (Educação de Jovens Adultos) do Sesc Garanhuns.
Em cartaz até fevereiro, de segunda a sexta-feira, a mostra reúne trabalhos que ajudaram a projetar o nome de Jonathas de Andrade no Brasil e no exterior. Entre eles, o vídeo “O Peixe” e a série de fotografias “ABC da Cana”, além dos cartazes de “Educação para Adultos”. Mas faltava esta oportunidade de fazer uma circulação pelo interior do Estado, que agora se concretiza com o incentivo do Funcultura. Depois de abrir em Petrolina, em agosto, a “Caravana” também seguirá para Goiana, no primeiro semestre de 2020.
“Estou trazendo aqui, junto com minha equipe, dez projetos da minha trajetória, que começou há 12 anos. Então, fiquem à vontade, interajam com o cartaz do museu, que vocês podem mexer nas letras e fazer o nome que quiserem, abraçar os peixes de almofada, assistam aos vídeos do primeiro andar da galeria”, convidou Jonathas, que segue na próxima semana, a convite, para pesquisa da Bienal de Artes Paiz, na Guatemala.
“O nome da exposição ‘Caravana Museu do Homem do Nordeste’ é uma brincadeira com um museu que existe no Recife e é histórico, mas a gente sabe que o museu é muito mais do que o do Homem do Nordeste, porque existe o Museu da Mulher do Nordeste, do Estudante do Nordeste. A ideia é que o público possa se fotografar ao lado das obras e marcar o meu nome e o nome da Caravana, assim eu posso acompanhar as imagens”, detalha o artista.