No dicionário, biblioteca é um espaço para leitura, consulta ou empréstimo de livros. Mas no Sesc, bibliotecas são locais para sonhar, viajar, trocar ideias, conhecer pessoas. Espalhadas por todo o país, as unidades da Instituição trabalham o incentivo ao hábito de ler por meio de variadas linguagens. Atividades como cafés literários, saraus, oficinas, clubes de leitura e exposições compõem programações que fazem o leitor a vivenciar o livro das mais diversas formas.
Em Santa Catarina, o Biblioteca Inquieta leva às unidades no estado mostras de artes, debates literários e confluências de um mesmo tema. A ideia é que a obra de um autor possa ser vislumbrada em variados gêneros, como letras de música, dramaturgia, debates literários, contação de histórias, entre outras linguagens.
Em meio às estantes das bibliotecas em São Paulo, leitores podem se deparar com artistas que apresentam livros de forma afetiva, rompendo com as crenças da leitura solitária e silenciosa, ou que carregam instrumentos oferecendo contação de histórias por meio da música.
No Sesc Paço da Liberdade, em Curitiba, o acervo de mais de 5,3 mil títulos de arte, cultura e literatura em geral se tornou uma referência. Mas além dos livros especializados, o público também encontra saquinhos de papel estampados com caricaturas de poetas contendo 20 poesias selecionadas. É o projeto Pacote de Poesia, promovido para apresentar obras de autores diversos, de forma divertida e inusitada.
Estrutura
A rede de bibliotecas do Sesc é composta de 309 unidades, com um acervo de 1,5 milhão de exemplares constantemente atualizado e espaços diferenciados, especialmente preparados para despertar o gosto pelos livros. Em Ribeirão Preto (SP), por exemplo, a unidade é ambientada com desenhos imensos, bem brasileiros, divertidos e expressivos, feitos pela artista Mariana Massarani. Ilustrações que trazem magia para o momento de leitura.
Outro diferencial são os equipamentos especializados, destinados a pessoas com deficiência, como scanner de voz, linha braile e ampliador de caracteres e imagens. No Centro Cultural Sesc Glória, no Espírito Santo, a biblioteca possui acervo de impressos em braile e audiolivros, além de dois scanners de uso exclusivo para pessoas cegas ou com baixa visão.
BiblioSesc
Além das unidades fixas, o Sesc passeia com os livros pelo país por meio do BiblioSesc. Uma frota de 57 unidades móveis transportam um acervo de 3,5 mil publicações, que chegam a cidades e periferias onde não existem bibliotecas ou com dificuldade de acesso a tais espaços.