De 18 a 21 deste mês, o a Biblioteca Álvaro Lins do Sesc Caruaru vai promover diversas atividades em lembrança ao Dia Nacional da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro. A ação, gratuita, é voltada para as crianças e tem o objetivo de falar sobre respeito, inclusão e quebra de preconceitos raciais.
A programação terá contação de histórias, exposição de livros e oficina temática. A exposição trará exemplares com lendas e contos africanos como o “Representações de afro-brasileiros, depoimento de dançarinos atores”, do autor Edilson Fernandes; “Negros e política”, de Flávio Gomes; alguns livros de Carolina Maria de Jesus e Joel Rufino dos Santos e outros escritores negros. “Poder trabalhar o tema da consciência negra desde cedo, faz as crianças entenderem as diferenças entre as culturas e respeitá-las”, defende a bibliotecária do Sesc Caruaru Cassia Pergentino.
Na quarta-feira (20/11), Dia Nacional da Consciência Negra, será realizada a oficina de boneca abayomi, com a facilitadora Cassia Pergentino, a partir das 15h. Para participar desta atividade, a inscrição pode ser feita na hora. As vagas são limitadas e voltadas para crianças. As bonecas simbolizam a resistência do povo afro-brasileiro, e eram confeccionadas nos navios negreiros dos séculos passados. No dia seguinte, será realizada narração de contos africanos, às 9h e 15h.
Sesc – O Serviço Social do Comércio (Sesc) foi criado em 1946. Em Pernambuco, iniciou suas atividades em 1947. Oferece para os funcionários do comércio de bens, serviços e turismo, bem como para o público geral, a preços módicos ou gratuitamente, atividades nas áreas de educação, saúde, cultura, recreação, esporte, turismo e assistência social. Atualmente, existem 20 unidades do Sesc do Litoral ao Sertão do estado, incluindo dois hotéis, em Garanhuns e Triunfo. Essas unidades dispõem de escolas, equipamentos culturais (como teatros e galerias de arte), restaurantes, academias, quadras poliesportivas, campos de futebol, entre outros espaços e projetos.
Serviço: Semana da Consciência Negra
Data: de 18 a 21 de novembro
Local: Biblioteca Álvaro Lins – Sesc Caruaru – Rua Rui Limeira Rosal, s/n – Bairro Petrópolis
Horário: Exposição (18 a 21 de novembro) das 8h às 12h e das 14h às 17h | Oficina temática (20 de novembro) 15h | Contação (21 de novembro) 9h e 15h
Entrada: gratuita
Informações: (81) 3721-3967
Texto: Dupla Comunicação