A importância da iluminação no processo criativo de espetáculos cênicos e a relação dela com os atores, em suas mais diversas linguagens, é o tema da oficina “Luz na Cena – Iniciação à Iluminação Cênica para Atores e Atrizes”, que será realizada de 2 a 20 de dezembro no Centro de Produção Cultural e Negócios do Sesc (CPC), em Garanhuns, de segunda a sexta, das 18h às 22h. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no local.
As aulas serão ministradas pelo designer de luz, diretor de teatro, roteirista de quadrinhos e produtor cultural Eron Villar, com a produção de Ivo Barreto. Com chancela do Funcultura 2017/2018, a oficina é resultado das inquietações e vivências dos produtores que, preocupados com as relações estabelecidas entre o profissional e o iluminador, desenvolveram esta atividade como forma de estreitar estas relações e estabelecer uma parceria criativa das formas e dos equipamentos os quais podem pensar e utilizar a luz cênica.
A oficina promove o conhecimento de todas as etapas que compõem o processo criativo do iluminador até o resultado final de um espetáculo cênico. “Isso potencializa o diálogo e o respeito mútuo às particularidades de cada elemento criativo desse processo, aguçando a sensibilidade do intérprete, com relação a todos os elementos que o ajudam em sua performance, em especial a luz cênica”, explica Eron Villar.
A oficina começa com um contexto histórico da utilização da luz no espaço cênico. Na sequência, há a aplicação deste panorama às questões estéticas da iluminação e um passeio dos alunos a uma vivência prática, em que eles conhecem e manejam os equipamentos. Ao final da oficina, os participantes criam um experimento em que a luz é o mote do espetáculo, que será conduzido pelo diretor de teatro Carlos Carvalho e apresentado, gratuitamente, ao público no Teatro do CPC.
“As parcerias que o CPC tem promovido, a exemplo desta, e as atividades desenvolvidas pela nossa equipe são fundamentais para o desenvolvimento da produção cultural, do fomento às artes, da formação do artista e de plateias e da fluição das diversas linguagens deste universo em Garanhuns e região”, ressalta Carminha Lins, gerente do CPC.
Sesc – O Serviço Social do Comércio (Sesc) foi criado em 1946. Em Pernambuco, iniciou suas atividades em 1947. Oferece para os funcionários do comércio de bens, serviços e turismo, bem como para o público geral, a preços módicos ou gratuitamente, atividades nas áreas de educação, saúde, cultura, recreação, esporte, turismo e assistência social. Atualmente, existem 21 unidades do Sesc do Litoral ao Sertão do estado, incluindo dois hotéis, em Garanhuns e Triunfo, e o Centro de Produção Cultural e Negócios do Sesc, em Garanhuns. Essas unidades dispõem de escolas, equipamentos culturais (como teatros e galerias de arte), restaurantes, academias, quadras poliesportivas, campos de futebol, entre outros espaços e projetos.
Serviço – Oficina “Luz em Cena | Iniciação à Iluminação Cênica para Atores e Atrizes”
Data: de 2 a 20 de dezembro
Local: Teatro do CPC – Rua Cônego Benigno Lira, s/n, Centro
Horário: de segunda a sexta, das 18h às 22h
Inscrições gratuitas no CPC
Informações: 81.99825-3988 / 87.99928-4958
Texto: Dupla Comunicação