Nesta sexta-feira (06/12), a partir das 15h30, o Sesc Ler Belo Jardim recebe os moradores da Comunidade Quilombola Barro Branco para o lançamento do folheto artesanal produzido pelo Núcleo de Pesquisa em Literatura da unidade, e que conta as histórias do seu povo.
Com o objetivo de despertar por meio das sensações as memórias e histórias da comunidade, o ato de ouvir, de estar atento às vivências daquele povo, reafirma a necessidade sobre o exercício da escrita, além de documentar a história do local, o material faz parte do projeto “Oitiva Afetiva”, que teve início em agosto, com o processo de escuta das histórias, vivências, rodas de conversa e processo de escrita.
No livro confeccionado, estão histórias sobre o local, os afazeres diários das pessoas, a economia, os aspectos geográficos da região, sua ancestralidade, luta, religiosidade e música. “Não só ouvimos as pessoas da comunidade, como as ajudamos a rememorar suas histórias, fortalecendo e afirmando seu povo, escrevendo de forma poética a sua história e isso é muito valoroso”, comenta o professor de Artes do Sesc Ler Belo Jardim, Juvêncio Amâncio.
Sesc – O Serviço Social do Comércio (Sesc) foi criado em 1946. Em Pernambuco, iniciou suas atividades em 1947. Oferece para os funcionários do comércio de bens, serviços e turismo, bem como para o público geral, a preços módicos ou gratuitamente, atividades nas áreas de educação, saúde, cultura, recreação, esporte, turismo e assistência social. Atualmente, existem 21 unidades do Sesc do Litoral ao Sertão do estado, incluindo dois hotéis, em Garanhuns e Triunfo, e o Centro de Produção Cultural e Negócios do Sesc, em Garanhuns. Essas unidades dispõem de escolas, equipamentos culturais (como teatros e galerias de arte), restaurantes, academias, quadras poliesportivas, campos de futebol, entre outros espaços e projetos.
Serviço: Lançamento do Folheto -Projeto Oitivas Afetivas
Data: 06 de dezembro
Local: Sesc Ler Belo Jardim – Rua Pedro Leite Cavalcante, s/n – Cohab II
Horário: 15h30
Entrada: Gratuita
Informações: (81) 3726-1576
Texto: Dupla Comunicação