O Sesc Santa Rita, que fica localizado no bairro de São José, no Recife, passa por uma ampla reforma a partir deste ano. Com as melhorias, espera-se dobrar o número de clientes que circulam pelo local diariamente, passando de 2 mil para 4 mil pessoas. O objetivo da intervenção é melhorar os acessos das pessoas e requalificar e modernizar todos os ambientes como restaurante, clínica odontológica e salão de eventos.
Para realizar a obra, o prédio encontra-se fechado e as atividades em Odontologia, Cultura, Trabalho Social com Grupos, Esportes e Ponto de Atendimento realizadas provisoriamente no Sindicato dos Comerciários serão encerradas nesta sexta-feira, 19 de dezembro. Em 2020, o serviço de Odontologia funcionará na unidade móvel OdontoSesc, que ficará instalada no Instituto JCPM, no Rio Mar Shopping, com marcação de consultas a partir de 6 de janeiro. A partir do dia 2, as reuniões do Grupo de Idosos vão acontecer no Sesc Santo Amaro. A mesma Unidade recebe o Ponto de Atendimento ao Cliente. Já as ações de Cultura seguem descentralizadas e promovidas em espaços diversos no Recife. As atividades físicas e recreativas ficam suspensas temporariamente.
Entre as novidades do futuro Sesc Santa Rita, está o funcionamento do restaurante no térreo, em vez de ser no primeiro andar. O espaço terá capacidade para atender até 2,5 mil clientes, para café da manhã, almoço e jantar. A clínica odontológica, que hoje realiza 110 atendimentos por dia em seu espaço no segundo andar, dobrará sua capacidade de intervenções, pois ocupará o andar inteiro. Outra novidade será a inclusão de um núcleo de endodontia, voltado para o diagnóstico e tratamento de doenças na polpa e raiz dentárias, com sala para exames de raios-X e minilaboratório de prótese, além de escovódromo e vestiário. O Salão de Eventos, onde ocorrem as festas dançantes como o Cais na Dança e o Chorinho Classe A, deixará a cobertura do prédio para ficar no térreo ao lado do restaurante.
Sesc – O Serviço Social do Comércio (Sesc) foi criado em 1946. Em Pernambuco, iniciou suas atividades em 1947. Oferece para os funcionários do comércio de bens, serviços e turismo, bem como para o público geral, a preços módicos ou gratuitamente, atividades nas áreas de educação, saúde, cultura, recreação, esporte, turismo e assistência social. Atualmente, existem 20 unidades do Sesc do Litoral ao Sertão do estado, incluindo dois hotéis, em Garanhuns e Triunfo. Essas unidades dispõem de escolas, equipamentos culturais (como teatros e galerias de arte), restaurantes, academias, quadras poliesportivas, campos de futebol, entre outros espaços e projetos.