O estudante como protagonista da sala de aula é a essência da proposta pedagógica do Sesc Pernambuco para o ano letivo que começa no dia 5 deste mês. Em um período de renovação e inovação, a equipe chega com todo vapor. O conhecimento ganha nova perspectiva e passa a ser compartilhado entre todos, e não apenas repassado de professor para os alunos.
Aproximadamente 4 mil estudantes estão matriculados nas 14 escolas do Sesc no estado. São oferecidas turmas de Educação Infantil, Ensino Fundamental, Educação para Jovens e Adultos e Educação Complementar, com aulas de robótica, inglês, informática e preparatórios para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Em Arcoverde e Petrolina, existem os Espaços Maker que nasceram para estimular a prática do “faça você mesmo”, fortalecendo o ambiente de cooperação entre os envolvidos no processo educacional.
A partir desta prática, os professores do Sesc podem ampliar a proposta e levá-la para outros espaços lugares em 2020. A gerente de Educação do Sesc Pernambuco, Ana Freire, destaca que o Espaço Maker não precisa estar em uma sala específica. “Este é um ano significativo, sobretudo, porque estamos ampliando a robótica educacional e a aprendizagem criativa com a proposta de alavancar o protagonismo estudantil”, destaca.
A profissional reforça que uma das missões será o fortalecimento dos docentes, com foco em uma formação continuada em serviço para mantê-los sempre atualizados e preparados para a nova proposta pedagógica do Sesc Pernambuco.