Com o eixo temático “Estratégias para o contorno” e curadoria de Ariana Nuala, a 11º edição do Salão Universitário de Arte Contemporânea (Unico) continua na Galeria de Arte Corbiano Lins, no Sesc Santo Amaro, até dia 14 de fevereiro. O projeto faz parte do papel desempenhado pelo Sesc Pernambuco de incentivar a produção de novos artistas do estado.
Estão sendo apresentados trabalhos de fotografia, vídeo, performance, instalação e lambe-lambe de dez estudantes universitários de Pernambuco. A seleção foi feita por uma curadoria composta por Hélio Menezes (SP), Leonardo Moraes (RJ), Rafael Pinto (RR) e André Vitor Brandão (PE). Desde o início da 11º edição, cerca de mil pessoas já prestigiaram a exposição.
“O Unico vem se consolidando a cada ano como um dos projetos mais significativos no seu segmento, no que concerne o fomento de uma nova geração de artistas no estado”, avalia Valkíria Dias, professora de Artes Visuais do Sesc Pernambuco e coordenadora do projeto. Nesta edição, vão participar Ana Flávia Mendonça, Caetano Costa, Coletivo Saída de Emergência, Felipe Correia, Humberto Botão, Luiz Marcelo Gomes, Mangueio Coletivo, Marcos Haas, Narciso Mendes e Rayellen Carolina.
Durante os 11 anos de atuação, foram contemplados aproximadamente 200 artistas universitários do estado. Além de aproximá-los do público com a circulação das obras, o projeto desenvolve uma etapa anterior, a de formação. Após serem eleitos, eles participam dos processos de curadoria, expografia, montagem da exposição e ações de mediação educativa.
A visitação é gratuita e acontece sempre de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h. Depois, o Unico passará pelo Sesc Petrolina, no Sertão, e voltará para a Região Metropolitana do Recife, com exposição no Sesc Casa Amarela.
Sesc – O Serviço Social do Comércio (Sesc) foi criado em 1946. Em Pernambuco, iniciou suas atividades em 1947. Oferece para os funcionários do comércio de bens, serviços e turismo, bem como para o público geral, a preços módicos ou gratuitamente, atividades nas áreas de educação, saúde, cultura, recreação, esporte, turismo e assistência social. Atualmente, existem 23 unidades do Sesc do Litoral ao Sertão do estado, incluindo dois hotéis, em Garanhuns e Triunfo, e o Centro de Produção Cultural, Tecnologia e Negócios do Sesc, em Garanhuns. Essas unidades dispõem de escolas, equipamentos culturais (como teatros e galerias de arte), restaurantes, academias, quadras poliesportivas, campos de futebol, entre outros espaços e projetos.
Serviço – Salão Universitário de Arte Contemporânea no Sesc Santo Amaro
Data: até 14 de fevereiro
Visitação: segunda a sexta-feira, das 9h às 18h
Entrada: gratuita
Local: Galeria de Arte Corbiniano Lins (Sesc Santo Amaro – Rua 13 de maio, 455 – Santo Amaro)
Informações: 3216-1728
Texto: Dupla Comunicação