A grafitagem tem papel de destaque na Semana do Meio Ambiente do Sesc, celebrada de 1º a 5 de junho. Aliando arte urbana, sustentabilidade e saúde por meio do projeto “Painel Covid na Periferia”, a iniciativa, realizada em parceria com os artistas visuais em diversas cidades do Estado, busca despertar na comunidade a importância do autocuidado para se proteger do novo coronavírus e evitar a transmissão da Covid-19. Também se propõe a homenagear os profissionais que estão atuando na linha de frente nas redes de saúde. Nomes como Rafa Mattos, PJ, Jurandir Valois Júnior, Petterson Sousa Nobre, Carbonel e Léo Gospel participam do projeto que vai além da Semana do Meio Ambiente, seguindo durante todo o mês junino.
Em São Lourenço da Mata, na Região do Recife, o Hospital Petronilda Campos, no Parque Capibaribe, e o Colégio Agrícola Dom Agostinho Ilkas (Codai), no Centro, ganharam novos ares, desde o dia 3 de junho, com o Painel Covid na Periferia grafitado pelo artista plástico Rafa Mattos, conhecido pelo movimento Plante Amor, Colha o Bem. Além da grafitagem, o Sesc fará distribuição nesses dois lugares de álcool gel e máscaras de tecido que serão entregues a pessoas que passarem pela região.
Ainda no Grande Recife, próximo dia 16, a ação estará no Curado IV, no Jaboatão nos Guararapes. Carbonel, artista morador do bairro, vai grafitar o muro da Erem Senador Aderbal Jurema. Ainda na região, o Sesc vai distribuir 250 máscaras e 250 unidades de alcool gel. O ciclo do “Painel Covid nas periferias” encerra no dia 26 de junho, com a pintura de Léo Gospel no muro do Sesc Santo Amaro.
No Sertão –
A Rua José Barreto de Alencar, no Centro da sertaneja Araripina, também ficou mais colorida esta semana. O muro do Hospital e Maternidade Santa Maria, ganhou um grafite do artista visual PJ. Além de levar arte para a fachada, chama a atenção da população para os cuidados no combate a Covid 19.
Para o mural, o artista utilizou como personagem principal o “super jegue”, numa alusão ao animal popular no Sertão, devidamente protegido com máscara para se defender do vírus. “Estamos no projeto junto com o Sesc Ler Araripina, para conscientizar as pessoas em relação ao uso da máscara e a higienização das mãos. O grafite tem um poder muito grande de dialogar com a população, através da arte”, destaca PJ.
Ainda no Sertão, Petrolina recebe a ação no dia 12 de junho, quem vai assinar a arte é o artista Peterson Sousa Nobre, que grafitará os muros do Sesc Petrolina, a partir das 9h. Na segunda-feira (15/6), será a vez de Bodocó receber a ação. O grafiteiro Jurandir Valois Júnior será o responsável pela criação na delegacia da cidade.
LIVE
Ainda na programação da Semana do Meio Ambiente, no próximo dia 10, às 17h no canal do Sesc no Youtube , Tião Santos, do documentário Lixo Extraordinário, e Raffa Matos, do movimento Plante Amor, Colha o Bem, falam sobre MEIO AMBIENTE, SUSTENTABILIDADE E ATUAÇÃO COLETIVA. Agende-se!
QUIZ
Que tal testar seus conhecimentos sobre Meio Ambiente e Sustentabilidade? Clique aqui!