Os recentes protestos e ida às ruas de movimentos negros no Brasil, incentivados por levantes nos Estados Unidos, em razão da morte do cidadão negro George Floyd por um policial branco, têm provocado debates sobre antirracismo em todo o país. Em consonância com esse momento e procurando contribuir para o entendimento do racismo, presente no Brasil desde a chegada de negros africanos como escravizados, o Sesc Piedade vai realizar uma palestra nesta terça-feira (09/06) com o tema “Negro aqui, negro lá, que diferença há?”. A conversa será às 19h, na plataforma Zoom.
Para participar, não é necessário fazer inscrição, basta acessar o link da sala aqui. O objetivo é conversar sobre educação e as relações étnico-raciais existentes, qual o impacto disso para as pessoas negras e como o racismo se mostra no dia a dia. O debate também irá envolver os últimos acontecimentos no Brasil e no mundo e quais as possíveis consequências para a sociedade dos protestos que estão ocorrendo.
Mediadora – A conversa será comandada pela professora Sandra Santos, pedagoga pela Universidade Federal de Pernambuco e mestre em Educação pela Universidade Federal da Paraíba. Sandra tem se dedicado a leituras e a militância acerca das questões que envolvem a população negra.
A palestra faz parte do projeto EducAção, que tem por objetivo o fortalecimento de ações com proposta de inclusão, visando o desenvolvimento da conscientização sobre a sociedade, cultura e educação. O projeto também busca despertar nos alunos habilidades para formação de opiniões críticas, incentivando a defesa de ideias próprias, identificando o que é opinião e o que é fato, além de conscientizá-los da diferença entre informação e conhecimento.