Para comemorar o mês mundial do Meio Ambiente, o Sesc Ler Surubim realiza nesta quinta-feira (10/06) uma live sobre temas relacionados a atitudes para salvar o planeta. Com o tema “Meio Ambiente, Sustentabilidade e Atuação Coletiva”, os convidados serão o artista Rafa Mattos, do movimento ‘Plante Amor, Colha o Bem’, e o empreendedor social Tião Santos, protagonista do documentário ‘Lixo Extraordinário’, de Lucy Walker. A live será transmitida pelo Youtube do Sesc e nos perfis @sebastiaocsantos e @rafamattos6, no Instagram.
Rafa Mattos e Tião Santos vão falar sobre um pouco de suas trajetórias em ações que buscam incentivar as pessoas a trabalhar diversos sentimentos e atitudes em prol de um mundo melhor. “Diante de uma pandemia que obrigou o mundo todo a se isolar socialmente, nada melhor do que proporcionar ao público das redes sociais um bate-papo sobre o amor ao próximo e ao ambiente que nos rodeia”, afirma Amanda Roberta, assistente social do Sesc Ler Surubim, que vai mediar o encontro.
O artista Rafa Mattos iniciou o movimento “Plante Amor, Colha o Bem”, de forma despretensiosa. Ele deixava mensagens de amor no lixo urbano que encontrava pelas ruas do Recife. Assim, começou a tocar o coração das pessoas com a frase que deu nome ao movimento, fundado em 2012, e com o desenho de um regador com coração. Hoje, seu trabalho é reconhecido em todo o país, principalmente em artes urbanas que pinta em muros das cidades. Semana passada, artista participou do projeto “Painel Covid na Periferia”, que buscou, por meio da grafitagem em espaços público, despertar na comunidade a importância do autocuidado para se proteger do novo coronavírus e evitar a transmissão da Covid-19, além de homenagear os profissionais da área de saúde.
Já Tião Santos desenvolveu sua jornada a partir da convivência com os catadores do lixão do Jardim Gramacho, em Duque de Caxias (RJ), onde sua mãe trabalhava. Com os conhecimentos práticos e teóricos que adquiriu, fundou a Associação dos Catadores do Aterro Metropolitano do Jardim Gramacho. Com o filme “Lixo Extraordinário”, que contou com a participação do artista Vik Muniz e foi indicado ao Oscar de Melhor Documentário em 2011, o trabalho de Tião passou a ser reconhecido no mundo todo. Hoje, dá palestras sobre atitudes sociais em prol de um planeta mais sustentável.