Em tempos de pandemia, todo conhecimento acerca do novo coronavírus é essencial, principalmente para os profissionais de saúde e de áreas correlatas. Através de aulas realizadas remotamente, 16 educadores em saúde do Sesc Pernambuco estão participando, neste mês de junho, de capacitação sobre a Covid-19. A formação é uma parceria do Departamento Nacional do Sesc (DN) com a Fiocruz.
O curso Covid-19: manejo da infecção causada pelo novo coronavírus, oferecido à distância (EAD) para alcançar uma ampla rede de trabalhadores que estão na linha de frente do combate à pandemia, traz 75 horas de aprendizado. O principal objetivo dessa capacitação é habilitar o corpo técnico do Sesc para atuar em ações educativas e formativas com temáticas voltadas ao protagonista da pandemia: o corona. Além, obviamente, de encontrar melhores alternativas para atender a comunidade do Sesc Pernambuco.
Serão 14 encontros, divididos em três módulos. O primeiro, que terá 5 horas, abordará conceitos básicos como sintomas, transmissão, prevenção e como reagir. Já o segundo, com 10 horas, trabalhará em cima do manejo clínico e atenção básica, trazendo os tópicos de proteção, condução e organização. Por fim, o terceiro módulo vai agregar 30 horas de conteúdo e focará nos procedimentos em casos graves, mostrando como detectar precocemente e classificar a severidade dos sintomas, investigação de imagem, suportes farmacológicos e respiratório, controle de infecção em ambiente hospitalar, entre outros.
Para Elisabete Lacerda, coordenadora de Saúde do Sesc Pernambuco, a formação vai dar oportunidade de atuação em vários territórios onde a Covid- 19 se faz presente. Além de “corroborar com informações assertivas, pautada em modelo de saúde sistemático, inclusivo e de valorização à pessoa humana, com uma prática linear e a difusão de saberes de modo democrático.”