Acompanhado de especialistas do Sesc e do IIPE UNESCO, o criador do projeto “A cidade das crianças” discute as diretrizes para o planejamento do retorno às salas de aula
No próximo dia 24 de junho, o psicopedagogo italiano Francesco Tonucci participa do webinar Como planejar a volta às salas de aula? Aprendizados sobre a relação escola-famílias em tempos de COVID-19, organizado pelo Instituto Internacional de Planejamento Educacional da UNESCO em parceria com o Serviço Social do Comércio – Sesc. O seminário virtual é aberto ao público e trará uma reflexão sobre a planificação para a reabertura das escolas no Brasil e na América Latina.
Desde o início da pandemia de COVID-19, Tonucci tem defendido formas criativas de dar continuidade ao processo educacional e se mostrado cético aos anseios e tentativas de manter a mesma estrutura pedagógica em um mundo onde tudo subitamente mudou.
Se durante o período de quarentena seu conceito de “casa laboratório” propõe uma aprendizagem a partir da experimentação das possibilidades que o ambiente doméstico oferece, a proposta para o momento pós-pandemia é que o mundo explorado dentro de casa não seja esquecido e possa transformar o ambiente escolar.
Mas o horizonte de uma reinvenção da escola ainda deixa no ar muitas perguntas: Como garantir processos de interação com o distanciamento social necessário? Como serão implementados os protocolos de cuidados na rotina escolar? Quais serão as consequências para crianças e adolescentes do aumento da desigualdade gerado pela crise sanitária?
Planejar uma escola pós-pandemia será um desafio sem precedentes e demandará esforços de toda a comunidade educacional. “Mais do que nunca, é preciso planejar o que deve ser feito para evitar ou amenizar os danos, melhorar as ações para assegurar a continuidade da educação e desenvolver novas estratégias para o futuro”, conclui Gladys Kochen, coordenadora da área de Formação do IIPE.
“O caráter educativo é um norte nas ações do Sesc, pois entendemos que a partir da educação, o cidadão tem oportunidades de se desenvolver integralmente e contribuir para um mundo melhor. Neste novo cenário que se descortina pós-pandemia, a educação terá um papel fundamental. A conferência com o psicopedagogo Francesco Tonucci é um passo importante neste debate e certamente vai ajudar ao Sesc e a toda comunidade escolar na construção desta nova realidade educacional”, disse a gerente de Educação do Departamento Nacional do Sesc, Cynthia Maria Campelo Rodrigues
A transmissão do webinar Como planejar a volta às salas de aula? Aprendizados sobre a relação escola-famílias em tempos de COVID-19 será feita pelo site do IIPE UNESCO, Escritório para América Latina. Os participantes receberão certificado. Para participar, bastar ealizar a inscrição no site antes do início do evento: Clique aqui
Serviço
Webinar: Como planejar a volta às salas de aula? Aprendizados sobre a relação escola-famílias em tempos de COVID-19
Palestrante: Francesco Tonucci, também conhecido como Frato, é psicopedagogo e chargista. Foi pesquisador do Instituto Psicológico do Conselho Nacional de Pesquisa da Itália, e mais tarde diretor do departamento de psicopedagogia. Criador do projeto “A cidade das crianças” (La città dei bambini), iniciado em 1991, Tonucci é conhecido mundialmente por defender a importância das crianças na organização e na vida das cidades.
Moderadoras: Gladys Kochen, Coordenadora de Formação do Escritório para a América Latina do IIPE UNESCO e Gilvania Ferreira Porto, Analista da Área de Educação do Departamento Nacional do Sesc.
Dia: Quarta-feira, 24 de junho de 2020.
Hora: 14h30 (GMT -3).
Duração: 90 minutos.
Idioma: Espanhol e português, com legendas.