A arte do improviso transformado em versos é o tema de uma live que será apresentada nesta segunda-feira (06/07) pelo Sesc Ler Buíque. O convidado é o cordelista Paulo Tarciso. O bate-papo será às 19h, com transmissão pela página da professora de Artes do Sesc, Gilvaneide Marques no Facebook (@gilvaneide001).
A live vai abordar o processo de criação do artista que transforma diversos assuntos do cotidiano em Cordel. “Nessa conversa, seremos apresentados ao cordelista Paulo Tarciso e vamos conhecer um pouco de suas obras. Durante a nossa conversa, ele também vai declamar alguns cordéis”, explica Gilvaneide.
Paulo Tarciso é natural de Buíque. Escreveu diversos folhetos de cordel, entre eles “O Pobe na Inleição” que vendeu duas mil cópias, em menos de uma semana, na primeira tiragem. O cordel é uma crítica ao sistema político do interior do Nordeste, onde a compra de votos empobrece a democracia.
Outro cordel de destaque é “Violência na TV” que, junto a “O Pobe na Inleição”, já foi republicado várias vezes e tem sido presença constante nas apresentações que realiza em escolas, faculdades e bibliotecas. Paulo Tarciso publicou, ainda, o livro “As Janelas do Sobrado”, sobre a vida do município de Buíque e seus personagens, nas décadas de 50 a 90.
Coordenou o livro “Despertar Poético”, que reúne poesias e poemas de alunos das redes municipal e estadual de ensino de Buíque, que contou com o apoio do Sesc Ler. Algumas poesias foram escritas durante seminários dirigidos pelo autor. Seu último livro “Pão, Vinho e Poesia”, fala da vida de Jesus representada pelos evangelhos de Mateus, Marcos, Lucas e João e pelo livro de Atos dos Apóstolos.