Dicas para um envelhecimento bem-sucedido, por meio de um estilo de vida saudável e acompanhamento médico regular, além dos riscos da automedicação para os idosos, que pode levar a efeitos colaterais graves são os temas do bate-papo promovido pelo Sesc Piedade. A conversa acontece nesta quarta-feira (5), a partir das 15h, no aplicativo Zoom, com a médica geriatra e professora da Uninassau, Andréa Figueirêdo. A reunião pode ser acessada por este link.
“Para alcançar um envelhecimento bem-sucedido vários aspectos estão envolvidos: genéticos, fisiológicos, físicos, mentais e sociais”, explica a médica. Ela diz também que, para os idosos, manter atividades físicas prazerosas e cultivar relacionamentos ajudam na sensação de bem-estar e a envelhecer da melhor forma.
Sobre a automedicação, a médica alerta que a prática pode trazer diversos danos à saúde. “Podem trazer efeitos colaterais e interações medicamentosas, além de aumentar o risco de quedas, pneumonia, lesão renal, mortalidade, redução da funcionalidade e distúrbio da cognição”. Além disso, orienta a não suspensão dos medicamentos que já usa