Refletindo sobre o atravessamento dos corpos em meio ao caos das cidades e oferecendo um paralelo com o momento o qual o mundo está vivendo, o espetáculo de dança Microclima será apresentado nesta sexta-feira (28), no Youtube do Sesc Pernambuco. A partir das 19h, haverá a exibição vai acontecer em dois formatos, primeiro com apresentação em caixa cênica e depois como performance de rua criada para a plataforma Monumentos Virtuais. A ação faz parte da programação de artes cênicas do #CulturaEmRede.
Às 19h, haverá a exibição do espetáculo Microclima, filmado durante apresentação no Teatro de Santa Isabel, em 2018. Às 19h30, é a vez da performance feita especialmente para a plataforma Monumentos Virtuais. Às 20h, inicia-se a conversa com a artista criadora Iara Campos, o diretor do espetáculo Sebastião Soares e o criador da Plataforma Monumentos virtuais, Alexandre Salomão.
O objetivo da conversa é observar a territorialização dos corpos, a performatividade na rua e na caixa cênica do espetáculo Microclima. Também serão abordados o processo de criação do espetáculo e ações com artes integradas, traçando paralelos entre a apreciação da obra em dois ambientes.
“Microclima é um espetáculo que fala sobre os corpos que resistem ao caos da urbanidade, às políticas públicas que criam espaços de isolamento e esquecem do espaço público de convivência”, explica a artista Iara Campos. E, neste momento de pandemia, em que foram implementadas medidas de quarentena, essas situações ficam mais evidente, de acordo com a artista. “Microclima é um prelúdio do fim do mundo, essa criação que fala de um futuro distópico onde a gente não convive mais ao vivo, onde a gente vive trancado em nossos espaços privados, vivendo uma vida teleguiada”, considera.