A memória afetiva da comunidade quilombola Águas Claras, em Triunfo, será destaque da live-debate “Narrativas afetivas, territórios quilombolas: a poética do lugar”. A atividade será realizada pelo Sesc nesta sexta-feira (20/11), a partir das 17h, no instagram @fatima.elianacb.
Na live, serão abordados dois projetos desenvolvidos por pessoas pertencentes a comunidade: “Narrativas da Águas Claras: um dossiê afetivo-memorialístico do lugar”, desenvolvido pela estagiária em literatura da Fábrica de Criação Popular do Sesc Triunfo, Fátima Carvalho; e “Águas Claras: um olhar para dentro”, projeto fotográfico e memorialístico desenvolvido por Crislany Florentino.
O quilombo de Águas Claras está distante 12km do centro de Triunfo. A comunidade possui uma área correspondente a cerca de 180 hectares e é formada por 39 famílias. Sua economia se baseia na agricultura de subsistência. “O fato de atuar como protagonista no desenvolvimento do projeto que evidencia a memória afetiva da comunidade quilombola de Águas Claras, da qual sou pertencente, é de grande orgulho para mim”, afirma Fátima Carvalho.
Texto: Dupla Comunicação