Intensificar ações que beneficiem quem mais precisa torna-se ainda mais importante em um momento de pandemia como esse. Sobretudo no Natal, época marcada pela esperança de dias melhores. Para marcar o período com esse sentimento, o Sistema Fecomércio/Sesc/Senac-PE, o Instituto César Santos e a Natto Alimentos promoverão o projeto “Natal que dá Gosto”, que servirá duas ceias natalinas para 300 pessoas em situação de vulnerabilidade social. A primeira acontece na próxima terça-feira (15), no Restaurante-Escola do Senac Recife, sendo servida em dois turnos (das 18h às 20h e das 20h às 22h) -, e a segunda no dia 17 de dezembro, às 19h30, no Sesc Garanhuns.
Os dois jantares natalinos terão as assinaturas dos prestigiados chefes César Santos e Rapha Vasconcelos. No dia 15, a ação contará com o apoio da equipe de cozinha da Unidade de Hotelaria e Turismo (UHT) do Senac no preparo das receitas com a linha de produtos Natto. Para atender a demanda, a equipe contará com três chefes do Senac, 20 alunos do curso de Cozinheiro, além de 15 alunos e 10 instrutores do curso de Garçom que atuarão na brigada de atendimento para um serviço à altura deste momento especial. Já no dia 17, no restaurante do Sesc em Garanhuns, além da equipe de cozinha daquela unidade liderada pelas profissionais de Nutrição, o jantar também contará com a presença dos dois chefes.
No Recife, os convidados foram escolhidos por meio da parceria entre o Instituto César Santos e duas entidades que atendem pessoas em situação de rua, Anjos da Noite e Pequenos Profetas. Já em Garanhuns, o Instituto Cesar Santos se uniu aos projetos Mesa Brasil e Banco de Alimentos do Sesc para a prospecção dos beneficiados com a ação. Os voluntários do curso de Cabeleireiro do Senac e da entidade Banho de Cidadania garantirão o corte de cabelo e barba e também o banho dos beneficiados do Natal que Dá Gosto. Para salvaguardar a saúde do público para quem será servido o jantar, e dos colabores envolvidos no preparo e no atendimento, serão obedecidas todas as orientações sanitárias e de distanciamento social. Por essa razão, a ceia do Recife, que contemplará 200 pessoas, será servida em dois turnos, permitindo o distanciamento social adequado.
Para o presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac-PE, Bernardo Peixoto, a ação dá sequência ao ciclo de iniciativas da entidade para amparar os mais afetados pela crise provocada pela pandemia da Covid-19. “O ano de 2020 foi difícil para todos, mas para alguns foi muito pior. E foi justamente nesse cenário desafiador que o Sistema fortaleceu com ainda mais intensidade o seu papel de parceiro da sociedade. Seja no combate emergencial à fome, quando entregamos 2 mil refeições diárias durante o mês de maio, ou a curto, médio e longo prazo com a estruturação de programas educacionais para capacitação gratuita da sociedade civil e das empresas. Essas duas noites no Recife e em Garanhuns são importantes tanto na perspectiva material, quanto na simbólica. Tenho a certeza que, de alguma forma, esse Natal será lembrado por todos os envolvidos no projeto, realizadores e contemplados, com um sorriso no rosto e a certeza de que a esperança também reside na dificuldade”, pontua Bernardo Peixoto.
O chef César Santos ressalta a gratificação que é celebrar essa data fazendo o bem para pessoas que tanto precisam. “Levar um pouco de alegria e até esperança através da ceia que vamos preparar é o mínimo que podemos fazer diante dessa situação complicada que estamos enfrentando. Sinto-me honrado por fazer parte desse projeto com o Senac e a Natto, parceiros de longa data”, anota o cozinheiro, à frente do Instituto César Santos.