Em meio à pandemia, Sesc vai capacitar professores e gestores para os novos desafios da educação em Pernambuco.
Você já ouviu falar em formação em rede? Esta é a Rede de Vivências Formativas, um modelo de consultoria promovido pelo Sesc Pernambuco, em parceria com a Prática.Edu, empresa que desenvolve soluções educacionais com inovação e tecnologia e que é incubada do Parque Tecnológico da Positiva – Diretoria de Inovação da Universidade Federal de Pernambuco.
Trata-se de um programa destinado à rede de ensino do Sesc que envolve não somente os professores, mas também gestores, comunidade interna e externa das 14 unidades. O objetivo é criar uma cultura de aprendizagem criativa com os docentes baseada em tecnologias, metodologias ativas, educação emocional e produção de conteúdo digital. Isso tudo para contribuir com o aperfeiçoamento das habilidades desses profissionais e, consequentemente, na qualidade do conteúdo oferecido nas
escolas.
“Este é um diferencial, principalmente porque estamos em plena pandemia e sabemos da importância de trazer novas ferramentas tecnológicas para nosso corpo docente. Temos que criar estratégias metodológicas e suporte para os professores e famílias”, afirma Ana Freire, gerente de Educação do Sesc-PE.
São sete meses de troca de conhecimento entre os mais de 300 educadores e os residentes, que são mestrandos e doutorandos que fazem o trabalho em cada escola Sesc, e consultores da Prática.Edu, que coordenam o projeto. Cada profissional da empresa ficará responsável por uma unidade de ensino do Sesc, avaliando junto à comunidade a que ela pertence quais são seus pontos a serem exaltados e aqueles que precisam ser fortalecidos. Assim, o diagnóstico é feito de acordo com as necessidades de cada uma das unidades educacionais e seus profissionais, proporcionando melhorias e
nivelamento em toda a rede.
Para o professor Marcos Barros, consultor da Prática.Edu, é um projeto ousado com foco final na aprendizagem do aluno. “Tem muito a ver com aprendizagem criativa e encantamento, onde procuramos envolver todo o Sesc e impregnar uma energia formativa. O mais importante disso tudo é perceber que cada escola tem sua especificidade e cada uma terá seu próprio programa formativo”, completa.
Na programação haverá formações, palestras e minicursos que ensinam a utilizar ferramentas do Google for Education como Drive, Sala de Aula, formulários e apresentações, além de estratégias para organização de atividades online, experiência necessária em tempos de pandemia e isolamento social. Também tem formação sobre educação emocional e produção de conteúdos digitais para educação.
“É um modelo de formação totalmente inovador, pois parte de um diagnóstico junto com os professores a gestores de suas próprias necessidades e interesses para a melhoria do ensino e da aprendizagem. Vamos criar uma cultura de aprendizagem criativa partindo do princípio da escola do futuro, que já existe, que é criativa e humanista”, explica a professora Auxiliadora Padilha, também consultora da Prática.Edu.
Além do corpo docente, cerca de 4,9 mil alunos das 14 escolas Sesc na Região Metropolitana do Recife, Agreste e Sertão de Pernambuco se beneficiam do projeto. Eles estão distribuídos pelas unidades de Santo Amaro, Casa Amarela, Piedade, Caruaru, Garanhuns, Arcoverde, Petrolina, Araripina, Belo Jardim, Bodocó, Buíque, São Lourenço da Mata, Surubim e Goiana. Todos serão contemplados com a utilização de novas metodologias e práticas docentes.
Programação com os estagiários
Com o recesso dos professores, que vai de 18 a 30 de janeiro, os 16 estudantes
de Pedagogia e Letras que estagiam na rede Sesc PE vão participar de cursos e mentoria
para que possam desenvolver uma solução para a escola em que trabalham. “O objetivo
é incentivá-los a pensarem em um projeto que traga resolução de alguma dificuldade da
unidade Sesc, focando no retorno das aulas em 2021. Para isso, pensamos em quatro
formações e uma curadoria ao longo dos quinze dias”, afirmou Auxiliadora Padilha.
Seguindo as regras de distanciamento social e de convívio com a covid-19, estabelecidas
pelo Governo do Estado, todos os encontros serão feitos de forma remota através do
Google Meet.