O mês de março é reconhecido como o Mês da Mulher em razão do dia 8, em que se celebra o Dia Internacional da Mulher. Mais que uma data no calendário, é mais uma oportunidade para dar força a questões importantes e homenagear personalidades que contribuem para a conquista de direitos das mulheres. É justamente com esse propósito que o Cine Sesc Coliseu, do Sesc Casa Amarela, realiza programação especial neste mês.
A mostra Mulheres no Protagonismo acontece às quintas-feiras de março, sempre às 15h, com a exibição de filme seguida de debate sobre o conteúdo apresentado. Respeitando o decreto estadual, só é permitida a entrada de até 30 pessoas e o uso de máscaras é obrigatório, assim como a aferição de temperatura e higienização das mãos. No primeiro dia da atividade, nesta quinta-feira (4), será exibido o “O poder de Diane”, obra do gênero drama protagonizada pela atriz francesa Clotilde Hesme.
Na programação, ainda são exibidos os filmes Julieta dos Espíritos, do diretor Frederico Fellini, na próxima semana (11); Visages, Villages, da diretora Agnès Varda, no dia 18; e “Libertem Angela Davis”, da diretora Shola Lynch, no encerramento (25). Esta última obra é ainda tema de debate, logo após a exibição, com a participação da ativista e educadora audiovisual negra Naya Lopes. A proposta é abordar a narrativa, que trata da história de vida da filósofa e ativista Angela Davis, a partir de questões interseccionais de raça, classe, gênero, além do contexto histórico e relação com a atualidade.
Sinopses
O poder de Diane – Sem hesitação, Diane aceitou carregar o filho de Thomas e Jacques, seus melhores amigos. É nessas circunstâncias, não muito ideais, que ela se apaixona por Fabrizio. Drama, 2017. França. 1h27. 12 anos.
Julieta dos espíritos – Julieta (Giulietta Masina) vive confortavelmente em uma luxuosa casa com o marido e suas empregadas. Sua família a distraem um mundo higienizado. Mas ela descobre a infidelidade do seu marido. Então, Julieta deixa de lado o conformismo burguês e se revela um ser de extraordinária riqueza interior. Comédia, 1965. Itália. Dir: Frederico Fellini. 2h 28m. 14 anos.
Visages, Villages – Retrata uma experiência visual de dois talentos mundialmente reconhecida por questionarem a cultura da exibição das imagens: Agnès Varda, cineasta, e JR, fotógrafo e criador de exposições fotográficas ao ar livre. Eles viajam longe dos centros urbanos, com um caminhão que captura imagens de forma mágica. Documentário, 2017. Dir: Agnès Varda, JR. França. 1h 34min. 14 anos.
Libertem Angela Davis – Retrata a vida de uma professora do Alabama, e conhecida por seu profundo engajamento em defesa dos direitos humanos. Ainda hoje, Angela é um símbolo da luta pelo direito das mulheres, dos negros e dos oprimidos. Documentário, 2011. Dir: Shola Lynch. França e Estados Unidos. 1h 37min. 12 anos.
Sesc – Fundado em 1947 em Pernambuco, o Serviço Social do Comércio é uma instituição privada mantida pelos empresários do comércio de bens, serviços e turismo. Atuante na Região Metropolitana do Recife, Zona da Mata Norte, Zona da Mata Sul, Agreste e Sertão, oferece atividades gratuitas ou a preços populares nas áreas de Educação, Cultura, Lazer, Assistência e Saúde para comerciários e dependentes. As 23 unidades, incluindo os hotéis em Garanhuns e Triunfo, operam respeitando os protocolos de saúde e alinhadas aos órgãos públicos, e têm ações presenciais, virtuais ou híbridas. No campo digital, a instituição oferece o aplicativo Sesc-PE, facilitando acesso às atividades, renovação e habilitação do cartão, entre outras funcionalidades, e disponibiliza a plataforma Sesc Digital (https://cursos.sescpe.com.br/todos). Por ela, é possível conhecer o cronograma de cursos e realizar a inscrição de forma online e segura. Para acompanhar todas as informações sobre o Sesc, acesse www.sescpe.org.br. Além disso, os empresários do comércio de bens, serviços e turismo que possuem o Cartão do Empresário, da Fecomércio, podem adquirir produtos e serviços do Sesc em condições diferenciadas. Mais informações: www.cartaodoempresario.com.br.
Serviço – Mostra Mulheres no Protagonismo
Programação:
04/03 – O poder de Diane
11/03 – Julieta dos Espíritos
18/03 – Visages, Villages
25/03 – Libertem Angela Davis + debate com Naya Lopes
Data: quintas-feiras do mês de março
Hora: sempre às 15h
Local: Sesc Casa Amarela (Av. Norte Miguel Arraes de Alencar, 4490)
Entrada: gratuita
Telefone: 3267-4400
Texto: Dupla Comunicação