Como a Literatura está intimamente relacionada ao território ao qual o escritor está inserido? Este é o mote da conversa que os escritores José Rezende Jr. (DF) e Bruno Azevedo (MA) terão nesta quarta-feira (26/05), às 19h, no Circuito de Autores do projeto Arte da Palavra – Rede Sesc de Leituras. O bate-papo virtual será transmitido pela página oficial do projeto no Facebook (www.facebook.com/artedapalavrasesc). A mediação será do escritor Anderson Lucas (PE). A atividade é de responsabilidade do Sesc Ler Surubim.
Na conversa, José Rezende Jr. e Bruno Azevedo vão debater as influências que o território exerce na produção textual de autores, seus contextos e as delimitações do espaço geográfico na literatura, sejam elas espaciais ou de memória. Também vão discutir questões relacionadas aos escritos para publicidade e suas diversas publicações, à interatividade, território, espaço de divulgação, projetos literários, entre outras.
Sobre os escritores – José Rezende Jr. ganhou o Prêmio Jabuti, na categoria Contos em 2010 com “Eu perguntei pro velho se ele queria morrer (e outras estórias de amor)”. Também publicou “A mulher-gorila e outros demônios”, “Os vivos e os mortos”, o livro de microcontos “Estórias Mínimas” e o infantojuvenil “Fábula Urbana”. Estreou no gênero romance com “A cidade Inexistente”. Integra as antologias “Geração Zero Zero”, que reúne alguns dos principais ficcionistas brasileiros surgidos no início do século 21, e “Minigeschichten aus Brasilien”, coletânea alemã que destaca alguns dos mais importantes autores brasileiros de narrativas curtas. Rezende Jr. também é jornalista e foi repórter especial de O Globo, Jornal do Brasil, IstoÉ e Correio Braziliense. É chefe de redação e repórter da revista Traços, publicação cultural vendida em Brasília por pessoas em situação de rua.
Bruno Azevedo é escritor, antropólogo, editor, tradutor, músico e professor. É autor de dez livros. Desde os anos 90 trabalha com ficção em prosa, quadrinhos e música, inicialmente como autor e editor de fanzines (solo ou com o grupo Fator RHQ). Entre 2000 e 2004 manteve uma coluna semanal sobre quadrinhos no jornal O Estado do Maranhã. Lançou o primeiro livro em 2000, uma coletânea de contos. Em 2009, fundou a editora Pitomba Livros e Discos, que hoje conta com mais de 30 títulos. Colabora em revistas e zines como Tarja Preta, Graffiti 76% Quadrinhos, Jornal Vaia e a revista Pitomba. Presta serviços para editoras como Annablume e Edufma, na edição e diagramação de livros na área das Ciências Humanas. Mantém o blog www.bazevedo.blogspot.com. Trabalha com fotonovelas e audioficção. Cursa o doutorado em Ciências Sociais pela UFMA.