Edição 2021 do evento bateu recorde de inscrições e reunirá, em novembro, 31 filmes em mostra nacional on-line
Após bater o recorde de inscrições com mais de 1.900 obras de cineastas de todas as regiões do Brasil, o Sesc divulgou nesta sexta-feira (10/9) a lista de filmes selecionados para a IV Mostra de Cinema. No total, 31 produções (8 longas e 23 curtas) serão exibidas na mostra nacional on-line, que será realizada em novembro. As mulheres se destacaram e representam a maioria nesta edição, estando à frente da direção de 20 obras selecionadas.
Firmada como uma importante iniciativa de fomento e valorização da produção audiovisual brasileira, que não encontra espaço nos circuitos comerciais, a Mostra Sesc de Cinema retornou depois de um intervalo em 2020, em função da pandemia da Covid-19. Todas as etapas da edição 2021 do concurso foram estruturadas para ocorrer em ambiente digital – inscrições, curadoria e exibição.
“Sem dúvida, foi um desafio retomar a Mostra Sesc de Cinema em um novo formato. Este ano, registramos adesão recorde ao concurso, o que demonstra como a cena audiovisual brasileira é rica. O Sesc fica muito feliz em fazer parte dessa história como protagonista e incentivador da cultura nacional e de novos talentos”, celebra o gerente de Cultura do Departamento Nacional do Sesc, Marcos Rego.
A mostra nacional reunirá uma produção de cada um dos 23 estados participantes e do Distrito Federal no circuito intitulado Panorama Brasil, além de sete filmes um uma mostra especial voltada à infância e à juventude. A avaliação das produções ocorreu por meio de comissões estaduais formadas por especialistas convidados e profissionais do Sesc.
No total, 338 filmes foram selecionados para exibição, entre mostras estaduais, regional e nacional. O concurso distribuirá mais de R$ 100 mil em licenciamentos de obras aos cineastas vencedores da mostra nacional.
Conheça os 31 filmes selecionados para a IV Mostra Sesc de Cinema: clique aqui.