Do retalho que não seria reaproveitado pelo setor de vestuário ou que seria subutilizado nas pequenas confecções para novos projetos. Esse é o caminho percorrido por pedaços de tecido que estão chegando a instituições sociais por meio da parceria do Banco de Alimentos o Sindicato das Indústrias de Vestuário do Estado de Pernambuco (Sindivest). Firmada em agosto deste ano, a união das entidades recebe doação de retalhos e destina a instituições sociais de Pernambuco. No período de 8 a 10 de novembro, 20 delas vão receber aproximadamente 2,2 mil quilos do material.
Somando às doações obtidas desde o início da ação, em agosto, são quase 3,5 mil quilos de tecidos recebidos. Eles vieram da mobilização de fábricas, lojas e serviços de costura de diversos municípios pernambucanos, como Recife, Caruaru, Surubim, Toritama, Santa Cruz do Capibaribe e Taquaritinga do Norte. “Temos tido uma adesão muito importante e que está permitindo gerar renda a projetos sociais”, conta a gerente do Banco de Alimentos, Isolda Braga.
Uma das instituições que vai receber a doação é a Saravida, organização sem fins lucrativos criada em 2003 no Recife para acolher pessoas usuárias de drogas e a atuar na prevenção ao vício. A ONG já recebeu 100 quilos de retalhos e está transformando o descarte em peças de artesanato decorativas. “Esta doação vai para além de agregar as atividades na nossa unidade. Ela traz sustentabilidade e ressocialização das pessoas”, comenta Rawilsean Calado da Costa, presidente da Saravida.
Os fuxicos, produzidos por pessoas atendidas pela entidade, adornam laços de cabelo, tapetes, toalhas de mesa e mantos, entre outros artigos. Toda a produção estará disponível no estande da Saravida durante a Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte), que vai acontecer em dezembro, e terá renda revertida para os trabalhos da instituição. “É um movimento importante porque mostra o envolvimento que temos com a sociedade e com o compromisso das empresas com o aproveitamento de resíduo sólido”, comenta o presidente do Sindivest, João D’arru.
Serviço: Pontos de arrecadação
Banco de Alimentos Mesa Brasil Sesc Pernambuco (Rua Raphael de Oliveira Alves, 438 – Curado). Informações: 3421-6090 (ligação e Whatsapp).
Moda Center de Santa Cruz (Av. Moda Center, SN, Bela Vista, Santa Cruz do Capibaribe). Informações: (81) 3759-1000
Sesc Caruaru (Rua Limeira Rosal, S/Nº, Petrópolis). Informações: (81) 3721-2368
Sesc Ler Surubim (Rua Frei Ibiapina, s/n, São José). Informações: (81) 3634-5280