Na Semana da Consciência Negra, o Sesc Caruaru realiza até o dia 19 de novembro o “Festival Massemba”, uma programação cultural que tem o objetivo de proporcionar ao público experiências artísticas e de políticas afirmativas da cultura afro-brasileira com apresentações e ações formativas para fomentar as discussões antirracistas. As atividades vão ser realizadas na Biblioteca Álvaro Lins do Sesc e Teatro Rui Limeira Rosal.
Nesta quarta (17), acontece o minicurso “Ayó: A Construção da Identidade Negra na Literatura Infantil Brasileira”, com a bibliotecária do Sesc Ana Carolina Silva, das 14h às 17h. A inscrição custa R$ 60 e pode ser feita pelo e-mail anacsilva@sescpe.com.br. A atividade Contação de Histórias Africanas vai ser realizada na Biblioteca Álvaro Lins: na quinta (18), das 9h às 10h, e na sexta (19), das 16h às 17h, ambas com entrada gratuita.
Na quinta (18), a partir das 19h, no Teatro Rui Limeira Rosal, tem declamação de fragmentos do poema “Navio Negreiro”, de Castro Alves, com a escritora Valéria Saboya; apresentação do grupo Suíte de Barro do Sesc; roda de diálogo “Música e Poesia – Faces do Racismo: desconstruindo Narrativas”, com a advogada Lucimary Passos, presidente do Coletivo Afro Ilê Danda, o advogado Anderson Carvalho e mediação de Ana Carolina Silva, e declamação do poema “Preto Veio tá cansado”, de Lucimary Passos, pelo (des)poeta Urbano Leafa.
“Menciono a importância deste encontro não só durante o mês de novembro, mas durante o ano inteiro com a continuação de amplos diálogos pautados na manutenção, apoio e construção de novos espaços de manifestações artísticas e culturais no Sesc e de políticas afirmativas de incentivos e garantias de direitos étnicos-raciais”, afirma Ana Carolina Silva, bibliotecária do Sesc Caruaru.
Massemba – o título do festival organizado pelo Sesc Caruaru para a Semana da Consciência Negra faz referência a uma dança de origem angolana que lembra muito a quadrilha, mas com a umbigada (semba) e é acompanhada de um coro que incide na sátira social e política.
Serviço: Festival Massemba do Sesc Caruaru
Data: até 19 de novembro
Local: Biblioteca Álvaro Lins e Teatro Rui Limeira Rosal, no Sesc – Av. Rui Limeira Rosal, s/n, Petrópolis
Informações: (81) 3721-3967
Programação
Quarta (17/11), na Biblioteca Álvaro Lins
Minicurso Ayó: A Construção da Identidade Negra na Literatura Infantil Brasileira
Horário: das 14h às 17h
Inscrição: R$ 60 pelo e-mail anacsilva@sescpe.com.br
Quinta 18/11, na Biblioteca Álvaro Lins
Contação de Histórias Africanas
Horário: das 09h às 10h
Entrada gratuita
Quinta 18/11, no Teatro Rui Limeira Rosal
Horário: 19h
Declamação de fragmentos do poema “Navio Negreiro”, de Castro Alves, com a escritora Valéria Saboya
Apresentação Musical, com o Grupo Suíte de Barro
Roda de diálogo “Música e Poesia – Faces do Racismo: desconstruindo Narrativas”, com a advogada e presidente do Coletivo Ilê Danda Lucimary Passos e o advogado Anderson Carvalho (mediação: Ana Carolina Silva, bibliotecária do Sesc Caruaru)
Declamação do poema “Preto Veio tá cansado”, de Lucimary Passos, com o (des)poeta Urbano Leafa
Entrada gratuita
Sexta (19/11), na Biblioteca Álvaro Lins
Contação de Histórias Africanas
Horário: das 16h às 17h
Entrada gratuita