É sempre bom manusear um livro em bom estado de conservação. Se a encadernação é bem realizada, o exemplar se torna ainda mais atraente. Pensando nisso, o Centro de Produção Cultural, Tecnologias e Negócios do Sesc, o CPC Sesc Garanhuns, promove, de 8 a 10 de dezembro, das 19h às 22h, a oficina de “Encadernação Clássica e Livros Experimentais”. As inscrições estão abertas e podem ser feitas na Central de Relacionamento do Sesc, na Rua Manoel Clemente, 136, no Centro da cidade. A taxa é de R$ 40, mas os trabalhadores do comércio e seus dependentes com o Cartão do Sesc atualizado têm desconto e pagam R$ 20.
Sob orientação do escritor, editor e artesão de livro Fred Caju e da escritora e revisora Raiza Hanna Milfont, a oficina vai ensinar aos participantes as técnicas da encadernação clássica em capa dura e costura trançada, que pode ser utilizada em livros, sketchbooks e álbuns artesanais. “Nossa proposta é dilatar possibilidades de encadernação para o objeto-livro, a partir da tradição aprendida, atualizando padrões estéticos e viabilizando a autonomia das inscritas e inscritos para realizar produtos de forma doméstica e ambientalmente responsável”, afirma Marcilene Silva, professora de Artes/Literatura do CPC Sesc Garanhuns.
Os facilitadores – Fred Caju é escritor, editor e artesão do livro. Em 2011, fundou a “Castanha Mecânica”, trabalhando com e-books livres em uma plataforma gratuita na internet. Em 2016, passou a editar livros analógicos, em que o suporte e o projeto gráfico se entrelaçam com o projeto narrativo dos livros, transpondo fronteiras entre autor e editor na própria obra. Raíza Hanna Milfont é escritora, revisora e pesquisadora em literatura e feminismo. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFPB, é editora, artesã e revisora na editora “Alvoroça”, que foca na publicação de mulheres, e co-editora na “Castanha Editora”.