Estão abertas as inscrições para o projeto Claiô das Artes – Oficinas de Férias que o Centro de Produção Cultural, Tecnologias e Negócios do Sesc (CPC Sesc) realiza, de 26 a 28 de janeiro, em Garanhuns, para crianças com idades entre 6 e 12 anos. As inscrições custam R$ 44; dependentes dos trabalhadores do comércio, com o Cartão do Sesc atualizado, têm desconto e pagam R$ 22. Para reservar uma vaga, os pais e/ou responsáveis precisam ir à Central de Relacionamento do Sesc, localizada na Rua Manoel Clemente, 136, no Centro da cidade.
As oficinas contemplam as linguagens artísticas das Artes Visuais, Literatura, Teatro e Música. Para as crianças dos 6 aos 10 anos tem as oficinas Meu Primeiro Toyart – Construindo Brinquedos, com Rafael Sisant, Teatro de Sombras, com Yalle Feitosa, Criação de Instrumentos Musicais, com Robson Cavalcanti e Música e Movimento”, com Patrícia Van der Linden. A oficina Poesia Haikai, com Marcilene Pereira, é destinada às meninas e meninos dos 8 aos 12 anos. As três primeiras acontecem das 14h às 16h; as outras duas, das 16h às 18h.
Todas as oficinas acontecerão nas dependências do CPC Sesc, que fica na Rua Cônego Benigno Lira, s/n, no Centro, ao lado do ginásio de esportes do Sesc. “As salas do CPC foram projetadas para atender as necessidades de cada uma das linguagens artísticas, facilitando o processo de aprendizagem dos alunos e alunas”, explica Carminha Lins, gerente do Centro de Produção Cultural. Vale ressaltar que o protocolo de segurança à saúde será mantido durante as atividades, com o uso obrigatório de máscaras e do álcool em gel.
Origem do termo Claiô – o termo vem do dialeto Iatê do povo Carnijó de Águas Belas e se refere ao nome da cidade de Garanhuns: “Clai” significa Branco e “Iô” quer dizer Não, ou seja, aquilo que não é branco, mas é preto, escuro. A nomenclatura faz alusão aos quilombos existentes na zona rural do município; até hoje, os Carnijós chamam Garanhuns de Claiô