Uma viagem pelo passado de sucesso do Teatroneco (Grupo Profissional de Teatro de Bonecos) é o que promete a exposição “Vestígios do Amanhã”, que será aberta no Sesc Arcoverde, nesta quarta-feira (15/06), às 17h, dentro da programação de São João da unidade. A exposição apresenta mais de setenta bonecos criados pelo grupo, mantido pelo Cecosne (Centro Educativo de Comunicação Social do Nordeste), da Congregação de Santa Doroteia. A exposição é fruto de pesquisa, seleção e restauração de parte do acervo do Teatroneco, fundado por Madre Armia Escobar Duarte, no Recife, em 1968.
Por mais de 25 anos, o grupo atuou com propósitos educativos, terapêuticos e artísticos. “A ‘Vestígios do Amanhã’ configura-se numa instalação labiríntica/circense com bonecos, fotografias e textos que fazem ressurgir e re-instaurar a utopia de um mundo mais consciente, justo e alegre, por meio dos vestígios das personagens das peças que fizeram parte do repertório do Teatroneco por quase três décadas”, explica João Denys, expografista e curador da exposição. Com entrada gratuita, a exposição pode ser visitada de segunda a sábado, das 9h às 17h, na Galeria de Artes Alder Júlio Ferreira Calado.
As peças feitas com materiais frágeis e delicados, muitos deles corroídos pelo tempo, foram restauradas de forma a obter suas características originais. São cabeças esculpidas por mamulengueiros, bonecos adquiridos pela Madre Escobar em suas viagens ou construídos por artistas que participaram do grupo; tem também bonecos não identificados e objetos que se movem. A inauguração da exposição ocorreu em outubro de 2021, durante o VII Congresso Internacional Sesc de Arte/Educação, na sala da Fundação Cecosne, com apoio do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac – PE, Sebrae, UFPE, Cecosne e Cepe.
São João do Sesc Arcoverde – Assim como a exposição “Vestígios do Amanhã”, outras atividades compõem a programação do São João do Sesc Arcoverde, tudo a partir de sexta-feira (17/06): na unidade, tem o Forró Pé-de-Sesc; na Praça Winston Siqueira, tem a Mostra Fotográfica “Violência: Depois do Caos, a Cura”, na Casa Maria da Penha, no Polo Vila de Rio Branco; e a Palhoça Sesc, no Polo João Silva. Toda a programação pode ser conferida pelo aplicativo “São João de Arcoverde – 2022” (disponível para Android e IOS), fruto de parceria do Sesc com a Prefeitura de Arcoverde e as empresas Megashoop e HGB.
Serviço: Exposição “Vestígios do Amanhã”
Data da abertura: 15 de junho
Horário: 17h
Local: Galeria de Artes Alder Júlio Ferreira Calado do Sesc Arcoverde – Av. Cap. Arlindo Pacheco de Albuquerque, 364 – Centro
Visitação: de segunda a sábado, das 9h às 17h
Entrada gratuita
Em cartaz até 30 de agosto
Informações: (87) 3821-0864 e (87) 99151-5961 (WhatsApp)
Ficha técnica
Expografia e Curadoria: João Denys Araújo Leite
Restauração dos Bonecos e Montagem: Manuel Carlos de Araújo
Design Gráfico: Xica Records