O Circuito Prêmio Sesc de Literatura realiza a etapa Pernambuco com escritor Fábio Horácio-Castro (PA), premiado no ano passado, na categoria Romance, com o livro “O Réptil Melancólico”. Ele participa de uma série de palestras, de 5 a 9 de setembro, nas cidades do Recife, Caruaru, Belo Jardim, Arcoverde e Garanhuns, respectivamente, todas com entradas gratuitas para o público.
A primeira parada é segunda (5), às 15h, no Teatro Marco Camarotti, do Sesc Santo Amaro. Na terça (6), às 20h, Caruaru recebe o escritor no Espaço Tejoateliê. O Cine Teatro Cultural de Belo Jardim é o local onde acontece a palestra de Fábio Horácio, às 19h30. Em Arcoverde, a apresentação será na Biblioteca José Lins do Rêgo, do Sesc, às 20h. Encerrando a etapa pernambucana do Circuito, o autor de “O Réptil Melancólico” conversa com o público no Cine Jardim, do CPC Sesc, em Garanhuns, às 19h30.
O autor e sua obra – O paraense Fábio Horácio-Castro tem 52 anos, é jornalista de formação e professor universitário. O romance “O Réptil Melancólico” fala sobre colonialidade, colonialismo e colonização, de alegorias sobre a Amazônia e da Amazônia como alegoria. A narrativa gira em torno da volta de Felipe para sua cidade, depois de uma temporada fora do país. Passou um tempo no exílio na infância, levado por sua mãe, que era militante política perseguida e torturada pelo regime militar brasileiro. Nesse processo de retorno, restabelece contato com a família paterna, particularmente com seu primo Miguel, que está fazendo o caminho oposto: o de partir da cidade.