Uma parceria da Federação Pernambucana de Xadrez (FPEX) com a biblioteca no Sesc Santo Amaro vem permitindo que mulheres da Região Metropolitana do Recife tenham acesso à modalidade esportiva. A Ala da Dama, nome da iniciativa, foi criada há aproximadamente dois meses e objetiva democratizar o acesso ao xadrez.
Com encontros semanais, sempre às terças-feiras, o projeto acontece na biblioteca Gilberto Freyre, no Sesc, das 17h às 19h, e é direcionado ao público feminino com idade a partir de sete anos. “Apesar de pouco tempo de atuação, já temos percebido a aceitação e o interesse das pessoas fora da comunidade, bem como de estudantes da instituição”, comenta Janaina Luna, enxadrista pedagógica e diretora de Projetos Sociais da Federação.
A ideia é reunir quem tem familiaridade e habilidade ou apenas curiosidade em um momento de aprendizado coletivo. “Aqui, fazemos uma introdução à modalidade, com ensino sobre movimentação, captura e distribuição de peças e localização no tabuleiro”, explica a professora. Quem já tem esse conhecimento pode optar por participar de partidas ou ser multiplicador de conteúdo.
Para participar dos encontros na biblioteca, não é preciso inscrição prévia e as vagas são preenchidas de acordo com a capacidade do espaço e disponibilidade de material.
Serviço:
Encontro de Xadrez Feminino – Projeto Ala da Dama
Data: terças-feiras
Hora: das 17h às 19h
Entrada: gratuita
Informações: 998951-929 (Janaína Luna) ou 3216-1704 (Biblioteca Gilberto Freyre)
Local: Sesc Santo Amaro (Praça do Campo Santo, s/n. Santo Amaro)