O trabalho autoral da artesã Josefa Regina da Silva, conhecida como Dona Deta, é o tema da exposição “Louças do Brincar”, que o Sesc Caruaru apresenta a partir desta quinta-feira (17/11), na Galeria de Artes Mestre Galdino. A vernissage, que marca a abertura da mostra ao público, acontece às 19h30, com a presença da homenageada e do historiador Aldir José da Silva, curador da exposição. Com entrada gratuita, o horário de visitação, a partir da sexta (18), é das 9h às 12h e das 14h às 18h. “Louças do Brincar” fica em cartaz até 23 de dezembro.
Os visitantes vão apreciar cerca de 300 peças que representam uma parte do que Dona Deta, hoje com 76 anos de idade, aprendeu a moldar no barro aos 13 anos. De acordo com Aldir José, que é filho da artesã, Dona Deta integra um grupo de mulheres conhecidas como louceiras que, desde criança, dedicam parte da vida ao artesanato utilitário em barro. “Elas faziam potes, panelas, quartinhas, pratos, entre outras peças, assim como Dona Josefa Maria da Conceição, mãe do Mestre Vitalino, uma das louceiras mais conhecidas”, explica o curador.
No texto curatorial, que vai ficar afixado na entrada da Galeria de Artes Mestre Galdino, Aldir José relata que, ainda adolescente, Dona Deta “retirava o barro, nas margens do Rio Ipojuca, na parte baixa no Alto do Moura, e carregava na cabeça em cestos e balaios para sua casa, lugar onde produzia as peças”. A artesã representa também a coletividade da arte do barro, no Alto do Moura, perpetuada pelo conhecimento que adquiriu, vendo a mãe produzir as peças. A partir daí, criou um estilo próprio de artesanato.
Com mais de 60 anos de atividade, Dona Deta passa seus conhecimentos às novas gerações por meio de oficinas e de exposições de suas obras. O texto curatorial finaliza com uma bela afirmação da homenageada: “se eu tiver a oportunidade de nascer novamente, que Deus me conceda o dom de ser artesã”.
Serviço: Exposição Louças do Brincar
Data da abertura: quinta-feira, 17 de novembro
Horário: 19h30
Local: Galeria de Artes Mestre Galdino – Rua Rui Limeira Rosal, s/n, Petrópolis
Horário para visitação: de segunda a sexta, das 9h às 12h e das 14h às 18h
Entrada gratuita
Informações e agendamento: (81) 3721-3967 ou (81) 99168-2355 (Whatsapp)