O futuro se constrói no agora, e começa pela inovação, que toma conta do Bairro do Recife de 16 a 19 de novembro, com a realização do REC’n Play, festival dedicado ao conhecimento nas áreas de tecnologia, cidades, empreendedorismo e economia criativa. O Sesc é parceiro nesta semana dedicada à inovação e leva ampla programação gratuita com muita música pernambucana, esportes e recreações do mundo geek para o coração da capital.
O Polo Sesc Capitania dos Portos, situado na Rua São Jorge, n° 25, vai funcionar das 14h às 17h e abriga as ações esportivas e de saúde, dentre elas: testagem rápida de glicemia; aferição de pressão arterial; recomendação nutricional; ginástica funcional para crianças; jogos e brincadeiras populares como queimado e barra bandeira, além de oficinas de futebol, handebol e vôlei.
Na Avenida Rio Branco, o Palco Sesc reúne as atividades culturais, sendo dividido em dois momentos: das 14h às 18h acontecem as atrações geek, com o festival K-Pop, Just Dance, desfile de cosplay e jogos temáticos da Copa do Mundo, como o totó humano e desafios de chute ao gol. Das 18h às 22h, o Palco Sesc traz sua programação musical e de dança, que dialoga com os 30 anos do movimento Manguebeat.
Na quarta-feira (16), o público vibrará com a sonoridade jamaicana do Reggae pelo Reggae, a mistura do com rock com os batuques de matriz africana da Jambre, as várias facetas da multiinstrumentista Julles e as texturas sonoras ibero-afro-ameríndias na performance de Natascha Falcão.
A noite de quinta-feira (17) é aberta pelo Bloco Afro de Música e Dança Daruê Malungo, que – somando 30 anos de história – atua na comunidade de Chão de Estrelas, na periferia da Zona Norte do Recife. Siba Carvalho sobre ao palco logo em seguida, trazendo em seu canto memórias da sua avó, do seu povo – os Puri Teyxokawa – e a força encantada. A noite segue com Caetana e o duo de afrotrap Barbazire, que traz ao palco referências do afrobeat e afropop.
Sexta-feira (18), Salto promete convida o público a um estado de transe com uma performance híbrida entre teatro e música eletrônica. Em seguida, Bell Puã – vencedora do Slam BR 2017 – e Okado do Canal – arte-educador atuante na Favela do Canal – levam o rap e a cultura hip-hop para o Palco Sesc. A noite segue embalada pelas latinidades do brega com Ciel e os passeios pelo Pop e R&B no canto de Bela Maria.
A programação da noite de sábado (19), se inicia com Canibal e Paulo André, mediados por Aline Sales, debatendo os livros “Memórias para o Povo que Não Ouve” e “Memórias de um Motorista de Turnê”. A partir das 20h30, as influências do dub e do ragga vibram pela Avenida Rio Branco com a apresentação de Café Preto, e a partir das 21h15 o grupo Combo X sobre ao palco para encerrar a programação da noite fazendo ecoar as potências e sonoridades do Manguebeat.