Promover uma reflexão sobre a valorização das pessoas negras para o desenvolvimento da identidade cultural brasileira é um dos objetivos do Dia da Consciência Negra, que se comemora no dia 20 de novembro. E diante de um cenário de racismo que ainda existe no país, o Sesc Caruaru, em parceria com a Escola Felisberto de Carvalho, realiza nesta quinta-feira (17/11), o expo-debate “Releituras Antirracistas Visuais”. As atividades começam às 14h, no Teatro Rui Limeira Rosal. A entrada é gratuita.
Trata-se de um dia de vivências que marca o encerramento de ciclo do Clube de Leitura Antirracista 2022. O expo-debate surge a partir da obra “Úrsula”, da escritora Maria Firmina dos Reis, e do conto “Cartas à Terra”, da escritora Eliane Potiguara. Ambas integram o Projeto Clube da Leitura Antirracista Inaldete Pinheiro de Andrade, promovido pela Biblioteca Álvaro Lins, do Sesc. As obras foram reproduzidas em pinturas por estudantes do 2° ano C, do Ensino Médio, do Felisberto de Carvalho.
O primeiro momento se dá através da intervenção poética com a escritora e artista visual Manu Monteiro. Às 14h30, tem gira de conversa sobre as experiências dos alunos e alunas do Felisberto de Carvalho produzidas a partir das releituras em telas das obras lidas no Clube de Leitura. Nesta ação, são convidados Manu Monteiro e o grafiteiro Thiago Jordão, coordenador da Galeria de Arte TejoAtelie. Às 15h30, o professor Geilson Marcelino Barbosa faz uma apresentação musical, com canções do cantor e compositor Chico César.
“Ações como essa, que contam com a participação de estudantes, têm uma importância ainda maior para combatermos o racismo estrutural, porque os alunos e alunas se transformam em multiplicadores das informações que, certamente, contribuem para uma maior conscientização da sociedade sobre esse problema que é tão nocivo a todas e todos”, ressalta Ana Carolina Silva, bibliotecária do Sesc Caruaru.
Serviço: Expo-debate Releituras Antirracistas Visuais
Realização: Sesc Caruaru, em parceria com a Escola Felisberto de Carvalho
Data: 17 de novembro
Horário: a partir das 14h
Local: Teatro Rui Limeira Rosal – Rua Rui Limeira Rosal, s/n, Petrópolis
Entrada gratuita
Informações: (81) 3721-3967 ou (81) 99168-2355 (Whatsapp)
Imagem: Maria Firmina dos Reis, por André Valente/BBC