Um dos mais ilustres escritores de Pernambuco, o jornalista e poeta buiquense Cyl Gallindo é tema de uma palestra virtual que o Sesc Ler Buíque realiza nesta quinta-feira (26/01), às 19h, com transmissão pelo aplicativo Zoom. As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo site https://digital.sescpe.com.br. A taxa é de R$ 34. Trabalhadores do comércio e dependentes, em dia com a Credencial Sesc, têm desconto e pagam R$ 17.
“A vida e as Obras de Cyl Gallindo” vai ser conduzida pelo poeta Leonardo Silva, também natural de Buíque, tem como objetivo apresentar as curiosidades da vida e as características da produção literária do escritor buiquense Cyl Gallindo, um artista que descobria e compreendia a beleza das coisas em todas as suas formas. A palestra vai contar com a participação de Guajassy Gallindo, filha do homenageado.
“Esta homenagem a um dos mais importantes filhos de Buíque não é destinada apenas a professores, estudantes, poetas e escritores, mas a todos os que admiram a Literatura. Não por acaso, o nosso laboratório de autoria literária leva o nome de Cyl Gallindo, afinal, este renomado intelectual tem muito a nos ensinar a partir de seus escritos”, afirma Wellington Martins, professor de Artes do Sesc Ler Buíque.
Cyl Gallindo – Nascido em maio de 1935, na cidade de Buíque, Cyl Gallindo foi poeta, cronista, contista, jornalista e sociólogo. Trabalhou na Assessoria de Comunicação do Senado Federal, foi repórter e colunista em jornais de Brasília, Mato Grosso e Pernambuco, onde trabalhou no Jornal do Commercio, Diario de Pernambuco e Jornal da Cidade. Também foi produtor na TV Universitária da UFPE. Em 2009, foi eleito para a Academia Pernambucana de Letras. Integrou também a Academia de Letras do Brasil, Academia de Letras e Artes do Nordeste, Associação Nacional dos Escritores (ANE), Instituto Geográfico do Distrito Federal. Foi filiado à União Brasileira dos Escritores/PE e membro fundador do Conselho Municipal de Cultura do Recife. Cyl Gallindo morreu em 2013, em João Pessoa/PB.