A arte, o talento e a capacidade empreendedora, especialmente das mulheres, estarão em destaque durante o mês de fevereiro, em Triunfo, no Sertão do Pajeú. De 3 a 4 de fevereiro o Sesc, por meio do Espaço Cultural Fábrica de Criação Popular, e Sebrae, realizam a primeira edição do Festival Dona Marias. Com palestras, curso e apresentações culturais gratuitas, o festival integra o projeto HUB Criativo Sesc/Sebrae, e tem como foco a qualificação de negócios criativos e formação dos envolvidos no ecossistema de serviços que tem a cultura como vetor de desenvolvimento socioeconômico.
Com curadorias da multiartista triunfense Jéssica Caitano e Valkiria Dias, o recorte contempla apresentações majoritariamente femininas, dando ênfase à força e à pluralidade da produção artística das mulheres. As palestras e o curso acontecerão na Fábrica de Criação Popular, e as apresentações artísticas e os stands com a produção dos criativos da cidade poderão ser conferidos na Praça Josias de Albuquerque.
No dia 3, a abertura será às 14h, com a palestra “Produção cultural no Pajeú: quem dá a ideia?”, com Laeiguea (Afogados da Ingazeira) e mediação de Eduardo Espinhara (Arcoverde). A partir das 17h, acontecerão as apresentações de dança Hip-Hop, com o Grupo Resistência das Ruas (Serra Talhada) e Rafael FX (Olinda). Às 19h, terão início as apresentações musicais com Jéssica Caitano, Coco de Roda Tradição Quilombola (Triunfo), Camila Yasmine (Petrolina), Luana Flores (João Pessoa) e As Severinas (São José do Egito).
No sábado (4), às 14h, Stefane Souto (Salvador/BA), ministrará a palestra “Empreendedorismo cultural Afroindígena”. As 17h, Juliana Notari (São Paulo), apresentará o espetáculo “Escuta e o Pulso. Em seguida, às 18h, será a vez do grupo de Capoeira Oásis do Sertão (Triunfo). A partir das 19h, o público poderá conferir as apresentações musicais de Agda (Santa Cruz do Capibaribe), Luanda Luá (Surubim), Renna (Buique), Isaar (Recife) e Samba de Coco Raízes de Arcoverde (Arcoverde).
De 04 a 07 de fevereiro será realizado o curso “Saberes Digitais no Nordeste Futurista: Trilha sonora no audiovisual”, com Luana Flores. As inscrições já estão abertas e poderão ser feitas online por meio do link: https://cursos.sescpe.com.br/turma/oficina-saberes-digitais-no-nordeste-futurista/turma-1 ou pessoalmente no Espaço Cultural Fábrica de Criação Popular.
HUB Criativo – O projeto Hub PE Criativo, iniciativa do Sesc Pernambuco e Sebrae, tem o objetivo de promover o desenvolvimento social e econômico de regiões do estado tendo a cultura como principal condutora desse processo. A iniciativa vai acontecer até junho de 2023. Até lá, serão realizados 80 cursos presenciais e online, 45 palestras, sete Encontros de Negócios Criativos, sete mostras e festivais culturais, seis feiras criativas, quatro desfiles de moda com foco na criação artística, cinco exposições artístico-cultural, cinco roteiros para o desenvolvimento do Turismo Criativo, criação de sete museus orgânicos e aproximadamente quatro mil atendimentos a pequenos negócios e empreendedores.