A brincadeira com as palavras, os versos de improviso e a beleza da literatura de cordel são os ingredientes do projeto Quinta da Literatura, do Centro de Produção Cultural, Tecnologias e Negócios do Sesc (CPC Sesc), desta quinta-feira (20/04), em Garanhuns, com o poeta Sandoval Ferreira. A performance começa às 19h, na Comedoria da unidade. A entrada é gratuita.
O tema do bate-papo é “DeRepente Prosa, Poesia e Cordel”, que terá como mediadora a digital influencer Sthefanny Claudino, vaqueira e cantora de toadas, de Angelim, cidade que fica a 25 km de Garanhuns. Durante a apresentação, Sandoval Ferreira vai declamar poemas próprios, e improvisar versos que têm como motes a vida cotidiana do sertanejo.
“As tradições de nossa região são fontes ricas de material para a poesia de Sandoval. Por isso, temos certeza de que o público vai se encantar e, principalmente, se identificar com tudo aquilo que ele proferir durante o bate-papo”, afirma Marcilene Pereira, professora de Artes – Literatura do CPC Sesc.
O poeta – Sandoval Ferreira Leite nasceu no sitio Riachão, em Saloá, cidade a 30 Km de Garanhuns. Começou a carreira artística aos 23 anos, declamando no mesmo terreiro em que seu pai era dançarino de samba de coco, no distrito de Miracica. Quando lançou “Meu Sertão em Doze Versos”, seu primeiro livro, teve a oportunidade de abrir um show de Jessier Quirino. Após ganhar de uma professora o livro “Cante lá que eu canto cá”, de Patativa do Assaré, Sandoval encontrou como poeta e fixou suas raízes no solo fecundo da poesia. Ao longo da carreira, fez apresentações em diversos palcos pelo Brasil, como em Curitiba/PR, Guarujá/SP, Maceió/AL, entre outros. Em Pernambuco, foi destaque em festivais de livros em Olinda e Porto de Galinhas. Também teve destaque no Festival Viva Dominguinhos, em Garanhuns. Ainda publicou “Porteira velha se abrindo Faz meia lua no chão”, lançou dois cds intitulados “Humor, Cordel e Repente” e “Prosa, Rima e Cordel”. Ministra oficinas de cordel em salas de aulas em diversas escolas, do Agreste ao Sertão pernambucano.