Começa neste mês de maio a 15ª Mostra de Música Leão do Norte, projeto do Sesc Pernambuco que tem como objetivo fomentar a produção musical autoral do estado. Em formato itinerante, a programação começa neste domingo (28), em Arcoverde e a partir de 9 de junho, segue para o Centro de Produção Cultural, Tecnologias e Negócios do Sesc (CPC Sesc), em Garanhuns. Todas as apresentações são gratuitas.
Em seus eixos de atuação, a Mostra de Música Leão do Norte proporciona espaços para expressão e fruição artística, juntamente com formações e discussões sobre processos composicionais e de criação em música. Além disso, o projeto busca promover diálogos e reflexões sobre gestão de carreira, sustentabilidade e economia criativa. Também desenvolve suas atividades por meio de debates, oficinas e intervenções artísticas.
A 15ª edição foi estruturada a partir de curadorias compartilhadas entre os diferentes territórios onde a Mostra irá acontecer. Uma estratégia que possibilita experiências de circulação artística entre diferentes cidades, considerando sempre os recortes temáticos e conceituais estabelecidos em cada território.
Um exemplo disso é a etapa Garanhuns, que traz diferentes representações estéticas, a fim de garantir o intercâmbio, a presença e a representação, tanto da música de tradição quanto dos movimentos musicais contemporâneos, como o Rap e o Hip Hop, além de nichos como a canção, que se faz presente em grande parte do território pernambucano.
Em Arcoverde, o palco será montado na Praça da Estação da Cultura, que fica no bairro Santa Luzia. No domingo (28), o público vai apreciar a musicalidade das cantoras e compositoras N.I.X – A Filha do Caos e Preta Iza. Elas se apresentam às 19h e às 19h30, respectivamente. No final desta primeira etapa no Sertão do estado, as duas artistas travam a Batalha do Rap, às 20h.
Em junho, na cidade de Garanhuns, as apresentações serão no Teatro Reinaldo de Oliveira, do CPC Sesc. No dia 9, se apresenta N.I.X – A Filha do Caos, às 20h, e no dia 10, é a vez de MC Rugal, também às 20h. A programação é retomada no dia 15, com Rogério Diniz e participação de Gonzaga de Garanhuns, o mestre do Reisado, às 20h. Os dois retornam ao palco no dia 16, no mesmo horário, sendo que o mestre Gonzaga de Garanhuns recebe Rogério Diniz como convidado.
A cantora Blera é a atração do dia 17, às 20h. Encerrando a etapa de Garanhuns, a Mostra de Música Leão do Norte apresenta a cantora Lili Novais, no dia 18, às 19h.
A 15ª Mostra de Música Leão do Norte segue até o mês de dezembro e ainda vai passar pelas cidades de Belo Jardim, Goiana, Petrolina, Recife, Surubim e Triunfo. O resultando é um circuito plural, com uma programação intensa e de impacto significativo para profissionais/artistas e públicos envolvidos.