Um dos acessórios mais importantes do ballet, a sapatilha é a protagonista da exposição “Arte na Ponta do Pé”, que entra em cartaz nesta quinta-feira (08/06), no Sesc Caruaru. As obras da professora Vânia Patrício podem ser conferidas pelo público, gratuitamente, no hall do Teatro Rui Limeira Rosal, de quarta a domingo, sempre das 13h às 22h, até 22 de dezembro.
Ao todo, 25 pares de sapatilhas estarão expostos sobre plataformas. As peças receberam uma pintura decorativa, com cores vivas, que destacam ainda mais o acessório. Na noite de abertura, após as falas de boas-vindas, os alunos das turmas de dança do Sesc e do Espaço de Dança Vânia Patrício farão uma apresentação para o público presente.
O projeto da professora Vânia, que conduz as aulas de dança do Sesc Caruaru, tem o objetivo de divulgar e valorizar o poder desse acessório de dança que é tão representativo, tanto para as bailarinas quanto para quem aprecia o ballet clássico. Busca ainda explorar a magia de estar no palco e justificar o brilho nos olhos da plateia a cada apresentação.
“O sonho de toda bailarina é poder estar sobre as sapatilhas de ponta de madeira revestida de cetim, com toque delicado, que traz em sua composição sonho, dor, frustação, desejo e pesadelo, um misto de sentimentos que pode ser bom ou ruim, devido a não simplicidade de seu uso, que requer muita dedicação”, ressalta a professora de dança.
“Durante todo o ano, a exposição será uma atividade agregada à programação do Teatro Rui Limeira Rosal, ou seja, fará parte da programação de tudo o que vier a acontecer no espaço, para que tenha ainda mais visibilidade”, explica Edson Pedro da Silva, professor de Artes que integra a supervisão do setor de Cultura do Sesc Caruaru.